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http://hdl.handle.net/10362/60956
Título: | Supervisão doutoral na Universidade Nova de Lisboa: Caracterização, monitorização e avaliação |
Autor: | Coutinho, Isabel Cristina Ribau Fernandes |
Orientador: | Alves, Mariana Pinto, Patrícia |
Palavras-chave: | Doutorandos Supervisor Doutoramento Processo de supervisão Práticas de supervisão Monitorização |
Data de Defesa: | Out-2018 |
Resumo: | Com este trabalho de investigação pretende-se contribuir para o conhecimento do processo de supervisão doutoral na Universidade Nova de Lisboa (UNL). O principal objetivo deste projeto é construir conhecimento sobre três dimensões do processo de supervisão doutoral: as práticas, a monitorização e avaliação do mesmo. Inicialmente analisou-se a legislação nacional que rege o terceiro ciclo, e as diretivas europeias sobre o mesmo. Seguiu-se a leitura de artigos e livros sobre a temática de educação doutoral e uma reflexão sobre o tema que permitiu a escrita de uma revisão da literatura onde se pretendeu apresentar o “State of the art”. Escolheu-se como objecto de estudo, a população de doutorandos e supervisores (orientadores e coorientadores) da Universidade Nova de Lisboa. Estruturou-se a pesquisa considerando que seria oportuno realizar uma entrevista com um representante do terceiro ciclo na UNL no início. Esta fase foi seguida da construção de questionários, que foram aplicados no estudo preliminar, com o objectivo de validar os mesmos. O Estudo preliminar foi realizado com uma amostra pequena de doutorandos e supervisores da UNL, a que se aplicou um questionário exploratório construído com base na literatura referida. Com os resultados deste estudo, melhoram-se os questionários a aplicou-se a toda a população da UNL (supervisores e doutorandos). Neste trabalho de investigação foram caracterizados os perfis dos supervisores e dos alunos de doutoramento e as perceções que ambos os grupos têm da educação doutoral, nomeadamente da supervisão doutoral. Foram recolhidas e analisadas do ponto de vista do supervisor as características do doutorando, o papel do supervisor, o desenvolvimento da pesquisa, as práticas de supervisão, a natureza do grau, a integração dos doutorandos na academia, as relações interpessoais que se estabelecem, os factores intrínsecos ao supervisor que interferem com a supervisão e ainda os factores extrínsecos ao supervisor que poderão interferir na mesma. Também se analisam as mesmas temáticas do ponto de vista do doutorando. Durante esta investigação foram ainda recolhidas informações sobre a autonomia durante o processo de pesquisa do doutoramento, as ligações entre a aprendizagem e as experiências de supervisão vivenciadas pelos estudantes e o desenvolvimento de competências de investigação. Foram identificadas as práticas de supervisão atualmente utilizadas e analisada a importância e como se realiza a monitorização e a avaliação do processo de supervisão doutoral na UNL. O principal contributo deste trabalho foi o iniciar o estudo sobre a supervisão doutoral na UNL. Tal como já se referiu foi possível identificar práticas de supervisão e compreender de que modo os doutorandos e os supervisores realizam a implementação das diferentes fases do desenvolvimentodo projecto de investigação, e qual o significado (natureza do grau) do doutoramento. Foi ainda possível perceber que a integração na academia, a monitorização da supervisão e a avaliação são três pontos fracos no processo supervisivo, uma vez que estão pouco implementados. Identificaram-se tendências relativamente à forma como se constrói o conhecimento (learning outcomes) durante o doutoramento - construção socio construtivista - e as estratégias e práticas de supervisão mais utilizadas pelos supervisores respondentes - reflexão crítica, escrita e threshold concepts. Identificou-se a utilidade para os supervisores de realizar a supervisão, os critérios que estão subjacentes à sua aceitação de doutorandos, quais os objectivos de um doutoramento do seu ponto de vista e quais as dificuldades sentidas. Identificaram-se as características de um bom supervisor, do ponto de vista dos doutorandos respondentes, os motivos que levaram os doutorandos a encetar o doutoramento e permitiu-se que expressassem a sua opinião sobre o tema da supervisão doutoral. De modo a promover e melhorar as práticas de supervisão, foram examinados os pontos fracos e os pontos fortes, bem como os benefícios que a alteração dos pontos fracos poderão ter na supervisão. Propôs-se um modelo explicativo da dinâmica das práticas e das suas interações e conceptualizou-se a monitorização e a avaliação do processo supervisivo. Por último, foram propostas melhorias no processo de integração na academia, na monitorização e avaliação da supervisão. Pretende-se alicerçar um processo de monitorização e avaliação adequado e fiàvel, para implementar nos processos de supervisão doutoral, que promova boas práticas de supervisão e que permita reforçar a resiliência, a satisfação e o bem-estar dos agentes envolvidos e simultaneamente promover a criatividade e a construção do conhecimento, de modo a permitir aos estudantes completar com sucesso e atempadamente o programa doutoral. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/60956 |
Designação: | Doutor em Ciências da Educação Especialidade: Teoria e desenvolvimento curricular |
Aparece nas colecções: | FCT: DCSA - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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