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http://hdl.handle.net/10362/60522
Título: | Salvador da Bahia, um porto negreiro na América portuguesa (c. 1574 - c. 1822) |
Outros títulos: | Salvador, a Slave Trade Port in the Portuguese America (c. 1574 - c. 1822) |
Autor: | Domingues, Cândido |
Palavras-chave: | Porto de Salvador Tráfico atlântico Bahia colonial History |
Data: | Nov-2017 |
Editora: | Câmara Municipal de Sines |
Resumo: | A cidade de Salvador, situada na baía de Todos-os-Santos, também conhecida como Cidade de Bahia, por longos séculos foi considerada como “o porto do Brasil”. Sua posição central no Atlântico Sul, inserida em ampla e calma baía, boas fontes de água doce e alimentos, foi primordial para determinar sua importância comercial e política no Império português. Destacava-se, em seu cais, uma mercadoria especial que não passava despercebida aos olhos de quem conhecia a cidade: o comércio de pessoas escravizadas. Em toda o período colonial brasileiro, o porto de Salvador recebeu 1.172.575 escravos africanos sendo seguido pelo Rio de Janeiro com 797.924 desembarcados. Apesar de concentrar as armações das viagens negreiras desde o século XVII, Salvador recebeu navios originários de outros portos numa demonstração da grandeza de seu mercado escravista. De Portugal saíram 38 viagens neste período, uma delas do Porto e as demais de Lisboa; chegaram, também, navios da França, Holanda, Inglaterra, e mesmo de portos brasileiros como Rio de Janeiro e Recife. Todas elas compõem a cifra de 3.767 viagens negreiras que desembarcaram escravos na Bahia colonial. A escravidão urbana de Salvador era importante, no entanto, eram os engenhos de açúcar o grande destino dessa mão de obra. O Recôncavo da Bahia era responsável pela maior produção açucareira da Capitania; produzia-se também o tabaco que seria enviado a Lisboa e África, e a mandioca para o consumo das vilas e para abastecer os navios destinados à África. Além deste panorama, destaca-se, ainda, o porto negreiro de Salvador como centro de revenda de escravos para mineração aurífera em Minas Gerais, Jacobina e Rio de Contas, a produção algodoeira de Piauí e Maranhão, e mesmo para Capitanias açucareiras como Alagoas, Sergipe e Rio de Janeiro. Apesar de dispersas, é grande a variedade de fontes que dão conta do tráfico negreiro para o Brasil colonial. O cruzamento de várias dessas fontes possibilita montar o complexo mosaico que é este comércio e entendê-lo melhor. Para esta comunicação privilegio o Transatlantic slave voyages: a database, base fundamental sobre viagens negreiras no Atlântico que, uma vez confrontada com documentação qualitativa de arquivos baianos e portugueses, tais como Ordens Régias, inventários post-mortem, passaportes de escravos, banguê, correspondências oficiais, dentre outras, possibilita compreender a importância do porto de Salvador como armador de navios negreiros, consumidor de escravos e redistribuidor para outras Capitanias. |
Descrição: | UID/HIS/04666/2013 |
Peer review: | yes |
URI: | http://www.sines.pt/frontoffice/pages/1188 |
ISBN: | 978-972-8261-19-1 |
Aparece nas colecções: | FCSH: CHAM - Capítulo de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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