Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/59010
Título: A neologia do Português em Angola. A inovação lexical do português na Zona linguística Umbundu.
Autor: Cambuta, José
Orientador: Lino, Maria Teresa Rijo da Fonseca
Palavras-chave: Neologia
Neologismo
Língua Portuguesa
Língua Umbundu
Angola
Didáctica
Neology
Neologism
Portuguese Language
Umbundu Language
Didactics
Data de Defesa: 18-Dez-2018
Resumo: As sociedades no mundo vivem hoje o fenómeno da modernidade em que a comunicação entre os Povos se tornou uma realidade privilegiada. A comunicação une pessoas, encurta as distâncias, gere os negócios, transmite cultura, orienta a política e tornou o mundo numa “aldeia global”. Por isso, o estudo das línguas naturais é, nos tempos modernos, uma exigência e uma urgência idiossincrática do novo mundo. Uma vez que o léxico de uma língua é uma estrutura dinâmica que acompanha também o ritmo das mutações sociais e civilizacionais, ao que podemos chamar “Globalização Linguística”, o estudo da língua como uma entidade que se renova para se ajustar às velozes dinâmicas deste mundo globalizado, na sua dimensão de inovação lexical, afigura-se um tópico fundamental. Por esta razão, este trabalho que apresentamos é uma reflexão sobre a neologia do Português em Angola. Uma vez que Angola é um complexo de línguas e culturas, este estudo sobre neologia circunscreveu-se à Zona Linguística Umbundu (ZLU). O objectivo deste estudo é a reflexão sobre o fenómeno da neologia, as suas tipologias, os processos subjacentes à sua realização e as problemáticas decorrentes de todo este conjunto funcional. Em seguida, reflectir sobre o fenómeno da interferência quer do Português nas línguas nacionais, em especial na Língua Umbundu, quer das Línguas nacionais e, particularmente, do Umbundu no Português Europeu (PE). Finalmente, a observação, verificação e atestação da neologia do Português resultante da situação de contacto do Português Europeu (PE) com a Língua Umbundu. Desta constatação veio a reflexão sobre a didáctica da neologia. Esta reflexão terminou com uma proposta de um modelo teórico do processo ensino/aprendizagem da neologia.
Today, the societies in world live the modernity phenomenon where the communication among peoples became a privileged reality. The communication joins people, shortens distances, manages the business, passes the culture, lead politic and made the world a “global village”. Therefore, the nature language study is, nowadays, a claim and an idiosyncratic urgency of new world. And because the lexicon of one language is a dynamic structure which also accompanies the rhythm of the social and civilizational changes, which we can call “Linguistic Globalization”, the study of language while an entity which renews itself to adjust to the rapid dynamic of this globalized world in its dimension of lexical innovation, it is, indeed, a fundamental topic. A cause of this, this scholar work is a reflection about the Portuguese neology in Angola. Seeing that Angola is a language and culture mosaic, this study about neology is circumscribed to Umbundu Linguistic Zone (ULZ). The aim of this study is the reflection about neology phenomenon, its typologies, the underlying processes to its dynamism and the problematic of whole of this functional conjunct. After this, we reflected about interference phenomenon of Portuguese in angolan national languages, in special, in Umbundu Language and particularly the interference of Umbundu in European Portuguese (EP). Finally, we proceded the observation, verification and certification of neology of Portuguese proceeded from context of contact of European Portuguese (EP) with Umbundu Language. From this confirmation, came the reflection about neology didactics. This reflection finished with a proposal of a theoretic model of teaching/learning process of neology.
URI: http://hdl.handle.net/10362/59010
Designação: Linguística
Aparece nas colecções:FCSH: DL - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CAMBUTA-Tese de Doutoramento -18-12-2018 (última versão da professora melhorada 12-12-18).pdf6,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.