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http://hdl.handle.net/10362/58331| Title: | Desenvolvimento de um Sistema de Deslocamento Bi-axial para Aplicação em Túnel Aerodinâmico |
| Author: | Ramos, Luís Gonzaga dos Reis |
| Advisor: | Gil, Luís |
| Keywords: | Mesa Linear Motores Passo a Passo Arduino Túnel Aerodinâmico |
| Defense Date: | Dec-2018 |
| Abstract: | Neste documento é relatado o processo de construção de um engenho que, com recurso a duas mesas lineares e dois motores de passo a passo, se movimenta segundo dois eixos. A esta montagem foi desenvolvido e acoplado um suporte para um tubo de Pitot, mas podem ser facilmente adaptados outros instrumentos de medição. A utilização pretendida para a montagem é a medição de pressões/velocidades nos túneis aerodinâmicos da FCT. Foram relatados vários aspetos relevantes ao desenvolvimento da montagem, como a escolha e adaptação de uma fonte de alimentação, o funcionamento dos drivers controladores dos motores passo a passo, a montagem dos sensores de m de curso nos sítios devidos, o desenvolvimento de uma caixa para guardar e proteger os componentes e garantir uma interface com o utilizador, entre outros aspetos. Foi também relatado o desenvolvimento do código para a placa controladora Arduino. Este software permite a inserção de diversas coordenadas na memória do Arduino e o posterior controlo do posicionamento da mesa através de dois botões que avançam para a posição seguinte ou voltam à anterior. Alternativamente, as posições pretendidas podem ser inseridas manualmente no computador, através da janela de comunicação serial do Arduino. O funcionamento da montagem foi validado com sucesso através de um teste ao posicionamento da mesa, e através da medição de velocidades à saída de uma conduta, que permitiram determinar per s de velocidade à saída da conduta, bem como valores de caudal |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/58331 |
| Designation: | Mestre em Engenharia Mecânica |
| Appears in Collections: | FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado |
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| File | Description | Size | Format | |
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| Ramos_2018.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | View/Open |
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