Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/58329
Título: Formulação de problemas: um estudo com alunos dos 3.º e 4.º anos
Autor: Almeida, Pedro da Cruz
Orientador: Domingos, António
Monteiro, Maria Cecília
Palavras-chave: Formulação de problemas
Conhecimento matemático
Estruturas multiplicativas
1.º Ciclo do Ensino Básico
Data de Defesa: Set-2018
Resumo: A investigação relatada nesta dissertação procura descrever e compreender o modo como alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade se envolvem na resolução de tarefas de formulação de problemas. Pretende-se identificar processos de formulação de problemas, qual o conhecimento matemático que manifestavam e como o mobilizavam, que relação pode haver entre a formulação de problemas e as características pessoais, como o nível de desempenho escolar, os gostos pelas matérias curriculares e as opiniões sobre a formulação e resolução de problemas. Para se atingir estes objetivos recorreu-se a uma metodologia interpretativa, qualitativa, na forma de estudo de casos, procurando-se, por meio de entrevistas e observação participante, um conhecimento em profundidade do objeto de estudo, focando-se na perspetiva de quatro alunos durante o tempo em que frequentaram o 3.º ano e o 1.º período do 4.º ano do 1.º Ciclo. A observação das aulas visou as práticas relativas às atividades de aprendizagem da matemática. As entrevistas em profundidade procuraram a observação dos processos de formulação de problemas, o conhecimento matemático – relativo à multiplicação e divisão – mobilizado em dois tipos de tarefas: a) as que pediam a formulação de um problema que fosse resolvido por uma expressão de cálculo fornecida, b) as que pediam a formulação de perguntas que pudessem ser resolvidas a partir de dados fornecidos num contexto próximo da realidade. O quadro teórico fundamental para a caracterização das tarefas e análise dos dados obtidos empiricamente envolve literatura sobre formulação e resolução de problemas e o conhecimento sobre as estruturas multiplicativas, com enfase na teoria dos campos conceptuais. O estudo permitiu observar que os alunos usavam essencialmente dois processos de formulação de problemas que tinham a ver com a recordação de situações e a antecipação de resoluções antes da formulação. Os processos e os problemas formulados dependiam do conhecimento que os alunos tinham da multiplicação e divisão, de características pessoais como, o gosto, a opinião sobre a resolução e formulação de problemas e o nível de sucesso escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10362/58329
Designação: Doutor em Ciências da Educação – Teoria e desenvolvimento curricular
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Almeida_2018.pdf3,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.