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http://hdl.handle.net/10362/5538
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Raquel Henriques da | - |
dc.contributor.author | Guerreiro, Marta Branco | - |
dc.date.accessioned | 2011-04-28T09:17:48Z | - |
dc.date.available | 2011-04-28T09:17:48Z | - |
dc.date.issued | 2010-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/5538 | - |
dc.description | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Museologia | en_US |
dc.description.abstract | Os museus de arte contemporânea apresentam-se actualmente como instituições centrais, não só no pensamento e legitimação da arte dos nossos dias, mas também na reflexão sobre o modo de ver a arte e a forma como a história da arte parece necessitar de novos instrumentos para alargar as leituras e cruzamentos entre as produções artísticas de diversas épocas. Perante novos modos de expor, que passaram a deixar de lado a unilinearidade, a cronologia, ou mesmo a divisão estilística, o museu posicionou-se na linha da frente juntamente com teóricos da história da arte que pretendem revolucionar a mesma, como é o caso de Didi-Huberman, Hans Belting ou Norman Bryson. Partindo destas problemáticas, analisaremos neste trabalho o Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea, incidindo principalmente nos últimos 15 anos, em que esteve sob a direcção de Pedro Lapa. Perante a falta de espaço do museu, que dificulta a existência de várias mostras em simultâneo, o equilíbrio entre a exposição permanente da colecção e as exposições temporárias foi-se quebrando, levando a que a primeira deixasse mesmo de estar patente ao público, passando a dar lugar a mostras temporárias de artistas e movimentos internacionais ou portugueses que ocupavam todo o espaço do museu. A colecção passou assim a estar apenas temporariamente acessível e as exposições que a mostravam começaram a obedecer a uma lógica ahistórica, onde diversos conceitos davam origem a núcleos em que se confrontavam obras de diversas décadas. A presente dissertação pretende analisar algumas destas exposições, percebendo de que forma se cruzam com a história da arte e como criam novas leituras para as obras. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.publisher | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | en_US |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | Museu do Chiado | en_US |
dc.subject | Museus de arte contemporânea | en_US |
dc.subject | Exposições históricas | en_US |
dc.subject | Curadoria | en_US |
dc.subject | Arte portuguesa contemporânea | en_US |
dc.subject | Programação | en_US |
dc.title | A arte fora da história. Exposições da colecção do museu do Chiado 1994-2009 | en_US |
dc.type | masterThesis | en_US |
my.embargo.terms | null | en_US |
Aparece nas colecções: | FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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