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Título: Formação de Professores de Matemática no Liceu Normal de Pedro Nunes (1956-1969)
Autor: Monteiro, Teresa Maria Pires
Orientador: Matos, José
Palavras-chave: História do Ensino da Matemática em Portugal
formação de professores de Matemática do ensino liceal
Matemática Moderna
Liceu Normal de Pedro Nunes
Jaime Furtado Leote
Data de Defesa: Mar-2018
Resumo: Enquadrado na História da Educação Matemática, este estudo pretende dar a conhecer a forma como se realizou a formação de professores de Matemática no Liceu Normal de Pedro Nunes entre 1956 e 1969, ao tempo da implementação da Matemática Moderna no ensino liceal português. A cultura pedagógica e escolar evolui lentamente e é resistente à mudança. O conhecimento de reformas educativas do passado permitirá preparar melhor reformas futuras e ajudará a não repetir erros já ensaiados. Por via do método histórico e com recurso essencialmente a legislação, arquivos e entrevistas, os nossos objetivos específicos para o período em estudo são: (1) identificar e apresentar os traços gerais da organização dos estágios; (2) conhecer as finalidades, objetivos e métodos para o ensino liceal da Matemática; (3) perceber a influência portuguesa no movimento da Matemática Moderna e (4) dar a conhecer práticas e o quotidiano dos estágios de Matemática no Liceu Normal de Pedro Nunes. A nossa investigação permite concluir que: (1) o Liceu Normal de Pedro Nunes era um liceu Normal anormal, muito creditado e frequentado por altas personalidades da sociedade portuguesa; (2) o acesso à formação inicial dos professores liceais era muito difícil, o que implicava uma grande seleção dos candidatos, em particular das estagiárias; (3) alguns princípios orientadores da experiência pedagógica da implementação da Matemática Moderna no ensino liceal português, bem como da Escola Nova, continuam atuais e ainda enfrentam resistência na passagem da teoria à sua aplicação prática; (4) pretendia diminuir-se o fosso entre os ensinos secundário e universitário e formar-se uma elite para comandar a nação; (5) havia dilemas entre os estagiários, nomeadamente, como aliar o rigor lógico, axiomáticas e demonstrações à intuição, motivação, vivências e desenvolvimento psicológico dos alunos e (6) o estágio revela-se muito profícuo, atendendo ao empenho dos estagiários e de Jaime Furtado Leote.
URI: http://hdl.handle.net/10362/55168
Designação: Doutor em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

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