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http://hdl.handle.net/10362/55168| Título: | Formação de Professores de Matemática no Liceu Normal de Pedro Nunes (1956-1969) |
| Autor: | Monteiro, Teresa Maria Pires |
| Orientador: | Matos, José |
| Palavras-chave: | História do Ensino da Matemática em Portugal formação de professores de Matemática do ensino liceal Matemática Moderna Liceu Normal de Pedro Nunes Jaime Furtado Leote |
| Data de Defesa: | Mar-2018 |
| Resumo: | Enquadrado na História da Educação Matemática, este estudo pretende dar a conhecer a forma como se realizou a formação de professores de Matemática no Liceu Normal de Pedro Nunes entre 1956 e 1969, ao tempo da implementação da Matemática Moderna no ensino liceal português. A cultura pedagógica e escolar evolui lentamente e é resistente à mudança. O conhecimento de reformas educativas do passado permitirá preparar melhor reformas futuras e ajudará a não repetir erros já ensaiados. Por via do método histórico e com recurso essencialmente a legislação, arquivos e entrevistas, os nossos objetivos específicos para o período em estudo são: (1) identificar e apresentar os traços gerais da organização dos estágios; (2) conhecer as finalidades, objetivos e métodos para o ensino liceal da Matemática; (3) perceber a influência portuguesa no movimento da Matemática Moderna e (4) dar a conhecer práticas e o quotidiano dos estágios de Matemática no Liceu Normal de Pedro Nunes. A nossa investigação permite concluir que: (1) o Liceu Normal de Pedro Nunes era um liceu Normal anormal, muito creditado e frequentado por altas personalidades da sociedade portuguesa; (2) o acesso à formação inicial dos professores liceais era muito difícil, o que implicava uma grande seleção dos candidatos, em particular das estagiárias; (3) alguns princípios orientadores da experiência pedagógica da implementação da Matemática Moderna no ensino liceal português, bem como da Escola Nova, continuam atuais e ainda enfrentam resistência na passagem da teoria à sua aplicação prática; (4) pretendia diminuir-se o fosso entre os ensinos secundário e universitário e formar-se uma elite para comandar a nação; (5) havia dilemas entre os estagiários, nomeadamente, como aliar o rigor lógico, axiomáticas e demonstrações à intuição, motivação, vivências e desenvolvimento psicológico dos alunos e (6) o estágio revela-se muito profícuo, atendendo ao empenho dos estagiários e de Jaime Furtado Leote. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/55168 |
| Designação: | Doutor em Ciências da Educação |
| Aparece nas colecções: | FCT: DCSA - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Monteiro_2018.pdf | 19,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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