Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/52370| Título: | Dias de saída : o SNI e a Bienal de São Paulo na génese da internacionalização contemporânea da arte portuguesa |
| Autor: | Afonso, Lígia Filipa Dias |
| Orientador: | Silva, Raquel Henriques da Farias, Agnaldo Aricê |
| Palavras-chave: | Bienal de São Paulo São Paulo Estado Novo Secretariado Nacional de Informação Internacionalização contemporânea Representação nacional National representation Contemporary internationalization National Secretariat of Information São Paulo Biennial |
| Data de Defesa: | 9-Jul-2018 |
| Resumo: | Entre 1951 e 1973 foram deslocadas, para fins de “representação nacional”, durante o Estado
Novo – do pós-II Guerra Mundial até ao fim do regime e não obstante o eclodir da Guerra
Colonial –, centenas de obras de arte de artistas portugueses. A revelação da importância do
facto, bem como da notoriedade dos palcos da sua exposição – as novas ou restruturadas bienais
de São Paulo, Veneza, Lugano, Paris – e dos atores intervenientes no processo – artistas,
críticos, políticos e instituições –, permitiu levantar a hipótese de que a ação do SNI –
Secretariado Nacional de Informação, órgão de propaganda do regime – está na génese da
internacionalização contemporânea da arte portuguesa.
Não obstante negligenciada e desmemoriada pela historiografia da arte, a década de 1950
determinaria, afinal, e em plena Guerra Fria, uma etapa tardia, mas irreversível, na
internacionalização da arte moderna e contemporânea portuguesas. O romper daquela década
assinala o empurrão oficial da sua exposição periódica no estrangeiro em megaexposições
especificamente dedicadas às artes plásticas, tipologia “bienal” que conserva até hoje, com
alterações estruturais e conceptuais, incontornável protagonismo na cena cultural e distinção no
percurso dos artistas.
Esta tese propõe a investigação do pressuposto através da tematização da representação
portuguesa na Bienal de São Paulo, o único destes eventos sistematicamente investido pelo SNI,
em doze edições entre 1951 e 1973, durante as quais 98 artistas ali expuseram 644 obras, parte
significativa das quais foram incorporadas nas principais coleções e museus nacionais. O projeto
sobreviveria longevo à queda do regime, primeiro por colaboração e posterior integração da
Fundação Calouste Gulbenkian e depois por retorno do investimento estatal, até à extinção do
modelo em 2004.
Através do recurso e cruzamento de fontes documentais, textuais e iconográficas, a maioria das
quais inéditas, provenientes dos Arquivo Histórico Wanda Svevo, em São Paulo, Arquivo do
SNI / Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Arquivo da FCG, em Lisboa, esta tese propõe
desenvolver e objetivar o que motivou essa abertura e continuidade, em que modelos se
processou, quem contribuiu ou colaborou para a sua implementação, e com que resultados. Hundreds of art pieces from Portuguese artists have been dislocated to “national representation” purposes, in between 1951 and 1973, during the Estado Novo dictatorial regime, from the post Second World War until the end of the regime and even after the arising of the Colonial War. The revelation of this fact, as long as the notoriety of the stages where the art pieces were exhibit – the new and restricted São Paulo, Venice, Lugano, Paris Biennales – and by all the actors in this process (artists, critics, politicians and institutions), allowed us to consider that the SNI – The National Secretariat of Information, the official organism responsible for the regime´s propaganda – is in the genesis of the contemporary internationalization of the Portuguese art. Even though it has been neglected and forgetful by art history, the 1950 decade would determinate an irreversible (even though late) stage for the internationalization of the modern and contemporary Portuguese art, during and because the Cold War. The dawn of that decade points out the official impulse of the Portuguese participation in biennials, international largescale periodical exhibitions specifically dedicated to the fine arts that (with structural and conceptual modifications) still play an unavoidable leading role in contemporary art field and in the recognition of the artists’ career. This thesis proposes the investigation of the assumption through the subject of the Portuguese representation in the São Paulo´s biennial, the only of this events that was systematically invested by the SNI. During its twelve first editions, between 1951 and 1973, 98 artists Portuguese artists displayed there 644 works of art, part of them belonging today to the most reputed national museum collections. This project survived the fall of the regime, first as a collaboration and subsequent organization of the Calouste Gulbenkian Foundation and then with the return of the government investment, until the extinction of the national representation model in 2004. Over the research, interpretation and crossover of documental, textual and iconographic sources, most of them unpublished, from Wanda Svevo Historical Archive (in São Paulo), the SNI Archive in the National Archive of Torre do Tombo and the Archive of the Calouste Gulbenkian Foundation (both in Lisbon); this thesis proposes to develop and objectify what motivated this opening and continuity, how it was developed, who contributed or collaborated to its implementation and with which results. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/52370 |
| Designação: | História da Arte, especialidade de Museologia e Património Artístico |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DHA - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 1_TESE.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
| 2_APENDICE A.pdf | 51,04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
| 3_APENDICE B.pdf | 9,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
| 4_APENDICE C.pdf | 108,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
| 5_ANEXO 1.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
| 6_ANEXO 2.pdf | 2,87 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











