Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/5088
Título: Contributo dos ambientes de geometria dinâmica para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática
Autor: Trindade, Sofia da Conceição Carvalho Piçarra
Orientador: Domingos, António
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Tecnologias
Geometria dinâmica
Trabalho de pares
Construção do conhecimento
Data de Defesa: 2010
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: O presente trabalho centra-se no processo de ensino e aprendizagem, com recurso aos materiais que compõem os projectos editoriais disponíveis para os alunos. A aprendizagem dos alunos baseia-se na exploração de applets de geometria dinâmica, que é feita com a ajuda de guiões. Neste estudo pretende-se caracterizar: a forma como os alunos encaram estes instrumentos e o seu papel no processo de ensino e aprendizagem, o ambiente de sala de aula gerado por aulas centradas neste tipo de ferramentas e ainda os processos de aprendizagem dos alunos quando envolvidos em tarefas que implicam o recurso a software de geometria dinâmica. A Metodologia utilizada é de índole qualitativa e recorre à Investigação - Acção. No desenrolar do estudo procura-se apresentar e discutir as actividades em sala de aula. A investigação assenta numa recolha exaustiva de dados sobre a forma como os alunos encararam, resolveram e responderam às tarefas que lhe eram propostas. As tarefas apresentadas foram desenvolvidas em trabalho de pares, apelando à interacção entre os alunos como forma de facilitar a construção do seu próprio conhecimento. Na tarefa sobre a Desigualdade Triangular, os alunos desenvolvem o pensamento algébrico através da manipulação de figuras geométricas, justificando as suas respostas de ambas as formas. O software de geometria dinâmica contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos: melhoram o seu empenho, a concentração e motiva-os para a aprendizagem. Os alunos respondem com entusiasmo e interesse às actividades propostas e mostram facilidade em manipular os recursos informáticos. A aprendizagem dos alunos assentou em três aspectos: a discussão entre pares, a exploração das applets e o facto de terem de registar as suas conclusões nos guiões fornecidos. Os alunos aprendem explorando, discutindo com os colegas, e verificando as suas conjecturas ao invés de centrarem o processo de aprendizagem na figura do professor. A reflexão que este tipo de tarefas proporcionou, revelou-se uma mais valia para a compreensão dos conceitos matemáticos explorados.
Descrição: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Matemática
URI: http://hdl.handle.net/10362/5088
Aparece nas colecções:FCT: DM - Dissertações de Mestrado

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