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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDomingos, António-
dc.contributor.authorTrindade, Sofia da Conceição Carvalho Piçarra-
dc.date.accessioned2011-02-11T13:04:24Z-
dc.date.available2011-02-11T13:04:24Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/5088-
dc.descriptionDissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Matemáticaen_US
dc.description.abstractO presente trabalho centra-se no processo de ensino e aprendizagem, com recurso aos materiais que compõem os projectos editoriais disponíveis para os alunos. A aprendizagem dos alunos baseia-se na exploração de applets de geometria dinâmica, que é feita com a ajuda de guiões. Neste estudo pretende-se caracterizar: a forma como os alunos encaram estes instrumentos e o seu papel no processo de ensino e aprendizagem, o ambiente de sala de aula gerado por aulas centradas neste tipo de ferramentas e ainda os processos de aprendizagem dos alunos quando envolvidos em tarefas que implicam o recurso a software de geometria dinâmica. A Metodologia utilizada é de índole qualitativa e recorre à Investigação - Acção. No desenrolar do estudo procura-se apresentar e discutir as actividades em sala de aula. A investigação assenta numa recolha exaustiva de dados sobre a forma como os alunos encararam, resolveram e responderam às tarefas que lhe eram propostas. As tarefas apresentadas foram desenvolvidas em trabalho de pares, apelando à interacção entre os alunos como forma de facilitar a construção do seu próprio conhecimento. Na tarefa sobre a Desigualdade Triangular, os alunos desenvolvem o pensamento algébrico através da manipulação de figuras geométricas, justificando as suas respostas de ambas as formas. O software de geometria dinâmica contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos: melhoram o seu empenho, a concentração e motiva-os para a aprendizagem. Os alunos respondem com entusiasmo e interesse às actividades propostas e mostram facilidade em manipular os recursos informáticos. A aprendizagem dos alunos assentou em três aspectos: a discussão entre pares, a exploração das applets e o facto de terem de registar as suas conclusões nos guiões fornecidos. Os alunos aprendem explorando, discutindo com os colegas, e verificando as suas conjecturas ao invés de centrarem o processo de aprendizagem na figura do professor. A reflexão que este tipo de tarefas proporcionou, revelou-se uma mais valia para a compreensão dos conceitos matemáticos explorados.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherFaculdade de Ciências e Tecnologiaen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEnsino e aprendizagemen_US
dc.subjectTecnologiasen_US
dc.subjectGeometria dinâmicaen_US
dc.subjectTrabalho de paresen_US
dc.subjectConstrução do conhecimentoen_US
dc.titleContributo dos ambientes de geometria dinâmica para o processo de ensino e aprendizagem da Matemáticaen_US
dc.typemasterThesisen_US
my.embargo.termsnullen_US
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