Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/43964
Title: Comunicação Estratégica da Administração Pública para o Portal do Cidadão
Author: Santos, Ana Margarida Peres dos
Advisor: Ferreira, Ivone
Marta, Fernando
Keywords: Comunicação Estratégica
Administração Pública
Portais governativos
e-Government
Strategic Communication
Public Administration
Governmental Portals
Defense Date: 18-Jul-2018
Abstract: A dissertação “Comunicação Estratégica da Administração Pública para o Portal do Cidadão” pretende analisar a plataforma da Administração Pública Portal do Cidadão. A plataforma alvo do estudo é um website que pretende criar um espaço do cidadão no universo online e tornar digitais muitos dos serviços da Administração Pública, uma necessidade que surgiu lado a lado com a tendência das organizações estarem presentes onde o seu público se encontra. O investimento na criação e desenvolvimento deste website foi uma estratégia para aproximação aos públicos, mas terá sido esta plataforma um exemplo de uma excelente comunicação de serviços da Administração Pública relevante e direcionada para o público-alvo? Será que acompanhou de perto as tendências de comunicação e novas plataformas online? Pretende esclarecer-se esta questão ao longo desta dissertação através de revisão de literatura, do estudo e avaliação de questionários a cidadãos portugueses utilizadores ou não do Portal; com uma entrevista a colaboradores da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e ainda avaliar o Portal do Cidadão através de uma análise SWOT. Com estas análises esperamos obter conclusões sobre falhas e oportunidades do Portal de forma a desenvolver uma proposta de melhoria que será materializada num Plano de Comunicação para o Portal do Cidadão.
The dissertation "Strategic Communication of the Public Administration for Portal do Cidadão" intends to analyse the platform of the Public Administration Portal do Cidadão (Citizen’s Portal). The target platform of the study is a website that aims to create a citizen space in the online universe and make digital many of the Public Administration services, a need that came along with the tendency of organizations to be present where their audience is. The investment in the creation and development of this website was a strategy to approach the public, but was this platform an example of an excellent communication of relevant Public Administration services targeted to the target audience? Did the platform follow closely the trends of communication and new online platforms? The purpose of this dissertation is to answer these questions through an overview of the literature, the development and analysis of surveys answered by Portuguese citizens (both Portal users and non-users), and through an interview conducted with employees of the Agency for Administrative Modernization (AMA) and also to evaluate the Portal through a SWOT analysis. With these analysis we hope to obtain conclusions about the Portal's failures and opportunities in order to develop a proposal for improvement that will be materialized in a Communication Plan for Portal do Cidadão.
URI: http://hdl.handle.net/10362/43964
Designation: Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação Estratégica
Appears in Collections:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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