Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/398| Título: | O plano de formação na alternância e o processo de ensino-aprendizagem: um estudo na Escola Família Agrícola de Goiás |
| Autor: | Pinto, Ana Maria Pereira |
| Orientador: | Bachelart, Dominique |
| Data de Defesa: | 2003 |
| Editora: | Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation |
| Resumo: | Esta pesquisa, realizada na Escola Família Agrícola de Goiás – EFAGO, faz um estudo do Plano de Formação na alternância e de seus efeitos no processo de ensino/aprendizagem, partindo da ótica dos monitores/educadores/as e educandos/as. O estudo procura compreender as origens e a proposta pedagógica do Plano, dentro da perspectiva da Pedagogia da Alternância. Essa proposta de educação rural valoriza a alternância dos tempos formativos entre a escola e a família/comunidade. No processo de ensino/aprendizagem, leva em consideração a realidade vivida pelos jovens, numa pedagogia do concreto e da complexidade e se articula entre os saberes provenientes do meio sócio-profissional e os do programa oficial de ensino. O objetivo é facilitar a aprendizagem, ajudar o aluno/a a construir seu projeto de vida. |
| Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/398 |
| Aparece nas colecções: | FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| pinto_2003.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











