Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/397
Título: O ensino de história & a aprendizaem das temporalidades
Autor: Pereira, Gileide Cardoso
Orientador: Pineau, Gaston
Data de Defesa: 2003
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation
Resumo: O Ensino de História visando uma formação histórica para a busca de sentido existencial e para a formação da personalidade e desenvolvimento da maturidade de adolescentes e jovens, implica a compreensão da relação da formação com o desenvolvimento do meio. O principal objetivo é possibilitar uma reflexão sobre a formação histórica de adolescentes a partir da compreensão do que os mesmos abordam acerca das representações de suas experiências de aprendizagens da história e as temporalidades, bem como o sentido e a influência dessa formação nas vivências dos mesmos no espaço social - familiar e comunitário. É necessário questionar: O que entendemos por formação histórica e de onde provém essa formação? Como o adolescente constrói o sentido da relação entre ensino e aprendizagem das temporalidades? Segundo Gaston Pineau, citado por Gadotti, o sujeito se forma na relação consigo mesmo, processo denominado “autoformação” na relação com os outros, “hetero - formação”, na relação com a natureza, “eco - formação”. (GADOTTI, Pedagogia da Terra – 2000, P.85).
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours
URI: http://hdl.handle.net/10362/397
Aparece nas colecções:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
pereira_2003.pdf747,52 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.