Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/397| Título: | O ensino de história & a aprendizaem das temporalidades |
| Autor: | Pereira, Gileide Cardoso |
| Orientador: | Pineau, Gaston |
| Data de Defesa: | 2003 |
| Editora: | Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation |
| Resumo: | O Ensino de História visando uma formação histórica para a busca de sentido existencial e para a formação da personalidade e desenvolvimento da maturidade de adolescentes e jovens, implica a compreensão da relação da formação com o desenvolvimento do meio. O principal objetivo é possibilitar uma reflexão sobre a formação histórica de adolescentes a partir da compreensão do que os mesmos abordam acerca das representações de suas experiências de aprendizagens da história e as temporalidades, bem como o sentido e a influência dessa formação nas vivências dos mesmos no espaço social - familiar e comunitário. É necessário questionar: O que entendemos por formação histórica e de onde provém essa formação? Como o adolescente constrói o sentido da relação entre ensino e aprendizagem das temporalidades? Segundo Gaston Pineau, citado por Gadotti, o sujeito se forma na relação consigo mesmo, processo denominado “autoformação” na relação com os outros, “hetero - formação”, na relação com a natureza, “eco - formação”. (GADOTTI, Pedagogia da Terra – 2000, P.85). |
| Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/397 |
| Aparece nas colecções: | FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| pereira_2003.pdf | 747,52 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











