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dc.contributor.advisorBachelart, Dominique-
dc.contributor.authorAlves, Mário Sebastião Cordeiro-
dc.date.accessioned2006-07-25T13:10:19Z-
dc.date.available2006-07-25T13:10:19Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/387-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educaçãoen
dc.description.abstractA presente pesquisa foi elaborada em função da relevância do tema para o movimento das escolas Família Agrícola do Brasil. Essa modalidade de escola, implantada no Brasil na década de 1960, é uma das únicas experiências educativas do país em que, no seu projeto pedagógico, São reconhecidos e valorizados outros espaços formativos: a família, a comunidade, enfim, o saber acumulado nos diferentes contextos sociais em que as experiências educativas são criadas. A problemática do financiamento é, hoje, um dos grandes desafios para essas escolas e ao movimento, por um lado tem ampliado o número de experiências educativas e por outro, experiências não têm conseguido sua sustentabilidade financeira. Partimos do propósito que há uma relação estreita entre esses termos: financiamento e profissionalização docente. Considerando que a profissionalização, nos moldes analisadas nesse trabalho, está dependente da sustentabilidade financeira das diferentes atividades educativas, e que a profissionalização é o meio para garantir o reconhecimento social e político das experiências educativas brasileiras que adotam a pedagogia da alternância, com isso legalmente garantir a sustentabilidade financeira. Como referencial teórico recorro a autores que abordaram o tema profissionalização docente; como: Paulo Freire, Philippe Perrenoud e Francisco Imbernón entre outros. Além do marco legal da Legislação Nacional referente ao tema. Como referencial empírico, são pesquisadas duas escolas em uma região de acentuada pobreza no Brasil: o Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Com isso se pretende identificar diferentes elementos da correlação: financiamento e profissionalização docente. Buscando elucidar a seguinte hipótese: A precariedade do financiamento é fator limitante para a profissionalização docente.en
dc.format.extent1020973 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporen
dc.publisherUniversidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formationen
dc.rightsopenAccessen
dc.titleA precaridade do financiamento e os desafios: o caso de duas escolas famílias agrícolas em uma região de acentuada pobreza no Brasilen
dc.typemasterThesisen
Aparece nas colecções:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais

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