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http://hdl.handle.net/10362/387Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Bachelart, Dominique | - |
| dc.contributor.author | Alves, Mário Sebastião Cordeiro | - |
| dc.date.accessioned | 2006-07-25T13:10:19Z | - |
| dc.date.available | 2006-07-25T13:10:19Z | - |
| dc.date.issued | 2003 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/387 | - |
| dc.description | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação | en |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa foi elaborada em função da relevância do tema para o movimento das escolas Família Agrícola do Brasil. Essa modalidade de escola, implantada no Brasil na década de 1960, é uma das únicas experiências educativas do país em que, no seu projeto pedagógico, São reconhecidos e valorizados outros espaços formativos: a família, a comunidade, enfim, o saber acumulado nos diferentes contextos sociais em que as experiências educativas são criadas. A problemática do financiamento é, hoje, um dos grandes desafios para essas escolas e ao movimento, por um lado tem ampliado o número de experiências educativas e por outro, experiências não têm conseguido sua sustentabilidade financeira. Partimos do propósito que há uma relação estreita entre esses termos: financiamento e profissionalização docente. Considerando que a profissionalização, nos moldes analisadas nesse trabalho, está dependente da sustentabilidade financeira das diferentes atividades educativas, e que a profissionalização é o meio para garantir o reconhecimento social e político das experiências educativas brasileiras que adotam a pedagogia da alternância, com isso legalmente garantir a sustentabilidade financeira. Como referencial teórico recorro a autores que abordaram o tema profissionalização docente; como: Paulo Freire, Philippe Perrenoud e Francisco Imbernón entre outros. Além do marco legal da Legislação Nacional referente ao tema. Como referencial empírico, são pesquisadas duas escolas em uma região de acentuada pobreza no Brasil: o Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Com isso se pretende identificar diferentes elementos da correlação: financiamento e profissionalização docente. Buscando elucidar a seguinte hipótese: A precariedade do financiamento é fator limitante para a profissionalização docente. | en |
| dc.format.extent | 1020973 bytes | - |
| dc.format.mimetype | application/pdf | - |
| dc.language.iso | por | en |
| dc.publisher | Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation | en |
| dc.rights | openAccess | en |
| dc.title | A precaridade do financiamento e os desafios: o caso de duas escolas famílias agrícolas em uma região de acentuada pobreza no Brasil | en |
| dc.type | masterThesis | en |
| Aparece nas colecções: | FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| alves_2003.pdf | 997,04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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