Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/37604| Título: | O lugar do teatro na obra de José Almada Negreiros |
| Autor: | Costa, Sílvia Margarida Laureano Simões Cardoso |
| Orientador: | Martins, Fernando Cabral |
| Palavras-chave: | Espétaculo História Teatro Português do Século XX Almada Negreiros Corpus Textual Reescrita Auto-‐tradução Formula do uno History of the 20th century portuguese theatre Textual Corpus Rewriting Self-translation Uno formula |
| Data de Defesa: | 20-Abr-2018 |
| Resumo: | Nesta
investigação,
procura-‐se
mapear
e
avaliar
o
lugar
que
o
teatro
assume
no
todo
da
obra
vasta
e
heterogénea
de
José
de
Almada
Negreiros.
Figura
singular
no
cenário
cultural
português
do
século
XX,
Almada
experiencia
o
teatro
de
diversos
modos,
ainda
que
de
forma
irregular
e
espaçada
no
tempo
–
como
autor
dramático;
desenhador
de
cenários,
figurinos
e
cartazes;
ilustrador
de
peças
e
programas;
bailarino
e
coreógrafo;
encenador
e
crítico
e,
naturalmente,
como
admirador
das
artes
do
espectáculo.
Começa-‐se
por
percorrer
a
História
do
Teatro
Português
e
um
conjunto
de
bibliografia
crítica
(entre
trabalhos
académicos,
ensaios
e
outros
artigos)
para
analisar
e
compreender
a
recepção
que
a
obra
teatral
de
Almada
–
escritos
e
espectáculos
–
foi
tendo
ao
longo
das
décadas.
No
que
se
refere
às
encenações
das
suas
peças,
apenas
se
contemplam
as
que
acontecem
em
vida
do
autor
(Antes
de
Começar
e
Deseja-‐se
Mulher).
Depois,
apresenta-‐se
Almada
como
«um
Homem
de
Teatro»,
nas
suas
múltiplas
colaborações
artísticas
«por
detrás
da
cena»,
esboçando
um
levantamento,
o
mais
exaustivo
possível,
das
suas
relações
com
o
universo
do
espectáculo.
Em
anexo,
sistematiza-‐se
esta
teia
de
trabalhos
numa
cronologia
ilustrada.
Ainda
neste
segundo
capítulo,
o
encontro
com
o
Almada-‐ensaísta-‐pensador-‐de-‐arte
conduz
a
uma
reflexão
sobre
o
seu
conceito
de
teatro,
assim
como
a
uma
abordagem
interpretativa
da
sua
visão
acerca
das
três
unidades
que
fazem
funcionar
o
espectáculo:
o
autor,
o
intérprete
e
o
público.
Por
se
ter
iniciado
esta
tese
em
paralelo
com
o
trabalho
de
inventariação
do
espólio
de
Almada
Negreiros
e
Sarah
Affonso,
à
guarda
dos
seus
herdeiros,
a
vertente
de
fixação
de
novos
documentos
ganha
uma
relevância
considerável,
presente
no
terceiro
capítulo,
no
qual
se
propõe
uma
revisão
detalhada
e
fundamentada
do
índice
dos
escritos
para
e
sobre
teatro,
apresentando-‐se,
em
anexo,
a
edição
de
todos
os
textos
e
variantes
inéditas.
No
último
capítulo
desta
investigação,
incide-‐se
o
foco
sobre
El
Uno
–
considerado
por
Almada
como
o
seu
projecto
para
teatro
mais
ambicioso
–,
por
se
ter
verificado
que
este
conjunto
de
manuscritos
inéditos
(até
hoje
por
desbravar),
estabelece
uma
relação
estreita
com
outros
textos
de
Almada,
e
amplia
o
entendimento
sobre
os
conceitos
de
unidade
e
de
colaboração,
determinantes
no
decurso
da
expressão
criativa
do
artista
e
presentes
em
toda
a
sua
obra.
A
partir
do
dossier
El
Uno,
mostram-‐se
os
processos
de
reescrita
e
de
auto-‐tradução
utilizados
e,
num
segundo
momento,
reflecte-‐se
sobre
«1+1=1»
e
sobre
o
verbo
«colaborar»,
tão
vincados
na
trajectória
individual
e
artística
do
autor.
Esta
fórmula
do
uno,
que
Almada
vê
no
teatro
–
o
expoente
do
encontro
das
artes
–,
é
o
seu
ex-‐líbris,
afinal. This research project aims to map and evaluate theatre’s role within the extensive and diverse work of José de Almada Negreiros. A unique figure in the 20th century Portuguese cultural scene, Almada experiences theatre in diverse ways, although in varying style and at different times: as a playwright, as a scene, wardrobe and poster designer, as a play and programme illustrator, as a ballet dancer and choreographer, as a theatre director and critic and, naturally, as an admirer of the performing arts. The History of Portuguese Theatre as well as a collection of critical literature (such as academic works, essays and other articles) is reviewed in order to analyse and understand the reception of Almada’s theatre work, including his written work and performances, throughout the decades. With regards to the staging of his theatre pieces, this project focuses only on the staging that occurred during Almada’s life (Antes de Começar e Deseja-‐se Mulher). The project then introduces Almada as a “Man of the Theatre”, including his multiple artistic collaborations “behind the scenes”, while drawing a comprehensive picture of his relations with the performing world. The Appendix section of this research project presents an illustrated chronology of Almada’s works within this performing world. Still in the second chapter, the meeting with Almada, essayist and thinker of art, leads to a reflection on his concept of theatre as well as an interpretative approach to his own vision of the three units that make a performance work: the author, the interpreter and the audience. Because this thesis began parallel to the inventory of Almada Negreiros and Sarah Affonso’s estate, the editing of new documents earns considerable relevance. Therefore, in the third chapter of this thesis, a detailed and substantiated review of the index of Almada’s writings for and about theatre is presented. In the Appendix section, an edition of all texts and unpublished variations is also presented. In the last chapter of this research project, the focus falls on El Uno – considered by Almada himself his most ambitious theatre project. This group of unpublished manuscripts, which, to date, have not been explored, is in close relation to other texts of Almada’s and also increases our understanding of his concepts of unity and collaboration. These are two determining concepts in the expression of the artist’s creativity and are present in all his works. Based on the manuscript El Uno, the rewriting and self-‐translation processes used by the artist are shown. As a second point, a reflection on “1+1=1” as well as about the term “collaborate” is also presented. Both these aspects are very important in the individual and artistic trajectory of the author. This concept of unity, which Almada sees in theatre (considered, by him, as the chief agent of the meeting of the arts), is, after all, his ex-‐líbris. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/37604 |
| Designação: | Estudos Portugueses |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DEPOR - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Anexos_SílviaLaureanoCosta.pdf | 532,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
| TESE_SílviaLaureanoCosta.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











