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http://hdl.handle.net/10362/36904| Título: | Cidades Inteligentes - Um Jogo Digital Sério |
| Autor: | Cristóvão, Luís Tiago Flores |
| Orientador: | Cardoso, Tiago |
| Palavras-chave: | Cidades Inteligentes Jogos Sérios Jogo Educacional Simulador de Cidade |
| Data de Defesa: | Mar-2018 |
| Resumo: | As cidades são grandes centros de desenvolvimento e de empregabilidade, que atrai cada vez mais pessoas. O número de pessoas a morar nas cidades aumentou, mas os recursos das cidades não estão a aumentar, por isso é necessário não só produzir mais recursos, como fazer uma gestão mais inteligente dos mesmos. Com os avanços das tecnologias de informação e comunicação (TIC), tornou-se possível visualizar melhor o consumo de recursos que uma cidade faz, assim eliminando desperdícios. Desta forma, nasceu um conceito que tem crescido em popularidade designado de Cidades Inteligentes. No fundo é usar os novos avanços tecnológicos para fazer uma gestão mais inteligente dos recursos da cidade. Tendo em conta que as cidades inteligentes são o futuro das cidades, considerou-se relevante ensinar este conceito aos mais jovens. Sabendo que os jovens gostam muito de jogos, e que cada vez mais, os jogos são usados como ferramenta de aprendizagem, considerou-se realizar um jogo educativo (jogo sério) que ensine este conceito aos mesmos. O objetivo desta dissertação, é estudar a performance dos jogos digitais a ensinar os conceitos básicos e fundamentais, sobre as Cidades Inteligentes. A validação deste trabalho consistiu no desenvolvimento de um jogo protótipo, que incentive os jogadores a aprenderem enquanto jogam. O jogo protótipo consta na construção e gestão de uma cidade inteligente, onde o jogador é que toma todas as decisões para tornar a cidade sustentável. Para avaliar o protótipo desenvolvido, pretende-se recolher dados sobre a forma de como os jogadores interagiram com o jogo. Por fim, será pedido a realização de um questionário, que deve ser respondido pelos jogadores, para validação do desempenho do jogo, tanto na sua componente educativa como lúdica. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/36904 |
| Designação: | Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
| Aparece nas colecções: | FCT: DEE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Cristovao_2017.pdf | 3,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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