Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/3337
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Vera Cisneiros de Faria | - |
dc.date.accessioned | 2010-04-09T15:02:00Z | - |
dc.date.available | 2010-04-09T15:02:00Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/3337 | - |
dc.description | Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil Gestão e Sistemas Ambientais | en_US |
dc.description.abstract | A eficiência energética é cada vez mais importante devido às motivações económicas e à emergência das alterações climáticas. Da sua melhoria resulta a redução de custos e de impactes negativos. O transporte marítimo é fundamental para a troca de bens entre países, mas o consumo de combustível dos navios assume um papel relevante na utilização de energia. As operações portuárias têm também um impacte ambiental a não ignorar. Os objectivos deste trabalho estão divididos em três vertentes: realização de uma auditoria energética ao Terminal Multipurpose, no porto de Sines; exploração do potencial de aplicação do cold ironing (fornecimento de electricidade do porto aos navios aportados, reduzindo a poluição gerada pela queima de combustível); discutir a hipótese de alteração da taxa de uso do porto, com introdução duma componente ambiental dependendo a taxa a aplicar do cumprimento de critérios ambientais. Os resultados obtidos permitiram propor soluções para melhorar a eficiência energética do terminal. Estas medidas incidem na iluminação exterior, iluminação dos equipamentos,implementação de painéis solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias e instalação de contadores de energia eléctrica para os principais responsáveis pelo consumo da mesma. Demonstra-se que o tipo de medidas sugeridas permitem melhorar significativamente o desempenho energético e ambiental do terminal. | en_US |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | FCT - UNL | en_US |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | Eficiência energética | en_US |
dc.subject | Auditoria energética | en_US |
dc.subject | Emissões atmosféricas e navios | en_US |
dc.subject | Cold ironing | en_US |
dc.subject | Taxa de uso do porto | en_US |
dc.title | Eficiência energética no terminal multipurpose do porto de Sines | en_US |
dc.type | masterThesis | en_US |
Aparece nas colecções: | FCT: DCEA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernandes_2009.pdf | 9,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.