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http://hdl.handle.net/10362/30390
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Leal, Audria Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-12T23:18:46Z | - |
dc.date.available | 2018-02-12T23:18:46Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | PURE: 3311620 | - |
dc.identifier.other | PURE UUID: 9c93584b-e7fe-4b95-96d6-d1f2069e5f33 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/30390 | - |
dc.description | UID/LIN/03213/2013 SFRH/BPD/111234/2015 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objectivo apresentar uma proposta de ensino da leitura para textos multimodais do género reportagem. Esta proposta vai ao encontro da orientação proposta no Programa e Metas Curriculares do Ensino de Português, que salienta, entre outros pontos, a diversidade no uso da língua, em que se mobiliza diferentes recursos semióticos. De facto, com os avanços tecnológicos, encontramos uma maior integração entre a imagem e a língua nos sistemas comunicativos. Cada vez mais o visual participa na criação de significados dentro dos textos. Assim, faz-se necessário um trabalho didático para a leitura de textos em que o verbal articule-se com o não verbal. Para atingir esse objetivo, tem-se como base dois quadros teóricos-metodológicos. O primeiro é o interacionismo sociodiscursivo (ISD), com destaque para a noção de género (Bronckart 1999; 2008), e da sua aplicação didáctica (Schneuwly & Dolz, 2004; Miranda 2015). De facto, o ISD considera que trabalhar o género como um instrumento de ensino-aprendizagem do uso da língua materna pode propiciar o desenvolvimento de capacidades de linguagem. O segundo é Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen (2006) que apresenta, na perspectiva da semiótica social, um modelo composto de três metafunções (representacional, interativa e composicional) aplicadas à análise de textos que congregam diferentes modos semióticos. De fato, estes autores estabelecem o cruzamento entre semiótica social e teoria da multimodalidade, fornecendo ferramentas metodológicas para análise de textos multimodais. Esta apresentação será dividida em três partes: na primeira parte, centrar-se-á na apresentação dos aportes teóricos do ISD e da semiótica social; em seguida, apresentar-se-á uma copilação de ideias sobre o papel do género no ensino da língua materna, com enfoque na leitura e, finalmente, apresentar-se-á uma proposta para o ensino de leitura em textos multimodais do género reportagem. Como resultado desta proposta, espera-se ampliar a discussão sobre os modos do ensinoaprendizagem de géneros reconhecidos como multimodais, tal como a reportagem. Além disso, apesar dos documentos oficiais referirem-se ao uso de géneros numa perspectiva didáctia, os objetivos e as metas associadas a esta orientação ainda requerem elucidações. Por fim, espera-se contribuir para aprofundar a noção que considera os géneros textuais enquanto instrumento didáctico propiciador do desenvolvimento humano. | en |
dc.format.extent | 2 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FLIN%2F03213%2F2013/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Género textual | - |
dc.subject | Instrumento didático | - |
dc.subject | leitura | - |
dc.subject | Interacionismo sociodiscursivo | - |
dc.subject | semiótica social | - |
dc.title | O percurso de leitura no género reportagem | - |
dc.type | conferenceObject | - |
degois.publication.firstPage | 42 | - |
degois.publication.lastPage | 43 | - |
degois.publication.title | 5.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.description.version | publishersversion | - |
dc.description.version | published | - |
dc.title.subtitle | uma proposta didáctica | - |
dc.contributor.institution | Centro de Linguística da UNL (CLUNL) | - |
Aparece nas colecções: | FCSH: CLUNL - Documentos de conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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