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dc.contributor.authorLeal, Audria Albuquerque-
dc.date.accessioned2018-02-12T23:18:46Z-
dc.date.available2018-02-12T23:18:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherPURE: 3311620-
dc.identifier.otherPURE UUID: 9c93584b-e7fe-4b95-96d6-d1f2069e5f33-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/30390-
dc.descriptionUID/LIN/03213/2013 SFRH/BPD/111234/2015-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objectivo apresentar uma proposta de ensino da leitura para textos multimodais do género reportagem. Esta proposta vai ao encontro da orientação proposta no Programa e Metas Curriculares do Ensino de Português, que salienta, entre outros pontos, a diversidade no uso da língua, em que se mobiliza diferentes recursos semióticos. De facto, com os avanços tecnológicos, encontramos uma maior integração entre a imagem e a língua nos sistemas comunicativos. Cada vez mais o visual participa na criação de significados dentro dos textos. Assim, faz-se necessário um trabalho didático para a leitura de textos em que o verbal articule-se com o não verbal. Para atingir esse objetivo, tem-se como base dois quadros teóricos-metodológicos. O primeiro é o interacionismo sociodiscursivo (ISD), com destaque para a noção de género (Bronckart 1999; 2008), e da sua aplicação didáctica (Schneuwly & Dolz, 2004; Miranda 2015). De facto, o ISD considera que trabalhar o género como um instrumento de ensino-aprendizagem do uso da língua materna pode propiciar o desenvolvimento de capacidades de linguagem. O segundo é Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen (2006) que apresenta, na perspectiva da semiótica social, um modelo composto de três metafunções (representacional, interativa e composicional) aplicadas à análise de textos que congregam diferentes modos semióticos. De fato, estes autores estabelecem o cruzamento entre semiótica social e teoria da multimodalidade, fornecendo ferramentas metodológicas para análise de textos multimodais. Esta apresentação será dividida em três partes: na primeira parte, centrar-se-á na apresentação dos aportes teóricos do ISD e da semiótica social; em seguida, apresentar-se-á uma copilação de ideias sobre o papel do género no ensino da língua materna, com enfoque na leitura e, finalmente, apresentar-se-á uma proposta para o ensino de leitura em textos multimodais do género reportagem. Como resultado desta proposta, espera-se ampliar a discussão sobre os modos do ensinoaprendizagem de géneros reconhecidos como multimodais, tal como a reportagem. Além disso, apesar dos documentos oficiais referirem-se ao uso de géneros numa perspectiva didáctia, os objetivos e as metas associadas a esta orientação ainda requerem elucidações. Por fim, espera-se contribuir para aprofundar a noção que considera os géneros textuais enquanto instrumento didáctico propiciador do desenvolvimento humano.en
dc.format.extent2-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FLIN%2F03213%2F2013/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectGénero textual-
dc.subjectInstrumento didático-
dc.subjectleitura-
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivo-
dc.subjectsemiótica social-
dc.titleO percurso de leitura no género reportagem-
dc.typeconferenceObject-
degois.publication.firstPage42-
degois.publication.lastPage43-
degois.publication.title5.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitleuma proposta didáctica-
dc.contributor.institutionCentro de Linguística da UNL (CLUNL)-
Aparece nas colecções:FCSH: CLUNL - Documentos de conferências internacionais

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