Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/28838| Título: | Violência nas escolas: Representações e práticas da violência entre alunos em duas escolas de Portugal e duas escolas no Brasil |
| Autor: | Chaves, Fabiana Maria Roque |
| Orientador: | Lisboa, Manuel |
| Palavras-chave: | Violência Escolas Educação Brasil Adolescentes Portugal Education Violence School Teenagers |
| Data de Defesa: | 4-Jan-2018 |
| Resumo: | A ocorrência de violências nas escolas não é um fenómeno recente. Este, além
de constituir um importante objeto de reflexão, tornou-se, antes de tudo, um grave
problema social. A crescente visibilidade deste fenómeno, e a diversidade de
perspetivas com que tem sido abordado, mais do que esclarecer o fenómeno, antes o
tem adensado mais, tornando-o objeto de ampla controvérsia política e mediática.
A presente investigação aborda o tema da violência na escola sobre os
seguintes eixos: representações e práticas de violência na escola- vítimas, agressores,
observadores, clima escolar, denúncias de violência; relações estabelecidas na escola e
a perceção dos adolescentes sobre práticas de violência na escola; prevenção e
políticas de enfrentamento.
A proposta aqui apresentada procura compreender as representações e
práticas de adolescentes de duas escolas portuguesas e duas escolas brasileiras, e
ressalta as relações existentes entre estas.
Embora diferentes em muitos aspetos, estas escolas assemelham-se no tocante
à existência de incivilidades e preocupação dos adolescentes em preveni-las com ações
afirmativas frente a estes atos.
O estudo apresenta relatos dos adolescentes sobre a perceção que estes
vivenciam no quotidiano das suas escolas e estratégias que, segundo estes atores
sociais, deveriam ser utilizadas para lidar com os conflitos existentes. O estudo
também utiliza a literatura atual sobre este tema. The existence of violence in schools is not a recent phenomenon. Besides being an issue that has been the subject of important reflections it has become, first of all, a serious social problem. The growing visibility of this phenomenon and diversity of perspectives in which it has been approached, more than clarifying it, have contributed to an intensification of political controversies and media attention. This research addresses the subject of violence in schools based on the following key points: representations and practices of violence at school: victims, aggressors, observers, school climate, violence complaints, relationships established at school, teenagers' perceptions about practices of violence at school, prevention and policies of confrontation. The approach outlined here seeks to understand the representations and practices of teenagers in two Portuguese schools and two Brazilian schools, highlighting the relations between them. Despite the differences in many aspects, these schools have a similar occurrence of incivilities, as well as teenagers trying to prevent them with affirmative actions. This study presents reports of teenagers regarding their preceptions on daily life at school, as well as the strategies that, according to these social players, should be implemented in order to deal with these conflicts, and also recent literature produced in this field. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/28838 |
| Designação: | Sociologia do Conhecimento, Cultura e Educação |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DS - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tese de Doutoramento FCSH 081117_C.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











