Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/28837
Título: O Conceito sartreano de autonomina e a prática pedagógica de Paulo Freire
Autor: Moreira, Maria José
Orientador: Aurélio, Diogo Pires
Palavras-chave: Aprendizagem
Prática pedagógica
Paulo Freire
Liberdade
Freedom
Teaching practice
Learning
Data de Defesa: 12-Dez-2017
Resumo: Sartre refere-se à liberdade como sendo a priori, pois ela é vista como princípio realizante de toda ação humana. A ação humana se realiza na existência, no fazer e, por isso, a autonomia enquanto realização humana pode ser vista como o desdobramento do princípio realizante da ação - a liberdade - na existência. Assim, podemos dizer que o ser humano possui características universais que possibilitam o exercício da autonomia e, ao mesmo tempo, ao longo da sua existência, aprende a ser autônomo. A educação e, especificamente, a prática pedagógica, contribui para este processo. Neste caso, a autonomia pode ser aprendida. A prática pedagógica contribui para a vivência da autonomia quando o professor tem a sua práxis imbuída dos saberes freireanos, que são aqui vistos como um padrão normativo e, assim, prepara os alunos, se entendermos o processo na perspectiva sartreana, para a superação da sua situação existencial. O presente trabalho apresenta o conceito de autonomia a partir da teoria sobre a liberdade de Jean-Paul Sartre e, em seguida, a prática pedagógica é analisada a partir dos princípios e saberes necessários à prática educativa, propostos por Paulo Freire na pedagogia libertadora, à luz do conceito sartreano de autonomia. Foi necessária a pesquisa bibliográfica nas obras de Sartre e de seus comentadores, assim como nas de Paulo Freire, para mostrar que existem condições a priori para o exercício da autonomia; e, em seguida, mostrar que a autonomia está relacionada às relações que o ser humano estabelece na sua existência, o que possibilita a aprendizagem e as vivências das ações autônomas. Esta situação comportamental de liberdade e autonomia é vivenciada ao mesmo tempo pelos indivíduos e tem várias implicações. Por isso, num segundo momento, a autonomia é contextualizada na perspectiva do Outro que se encontra na mesma situação de autonomia, ou seja, no âmbito das relações humanas. Para aplicar os conceitos expressos, a autonomia é analisada na instituição educacional e, posteriormente, a análise é centrada especificamente na prática pedagógica, mostrando como esta contribui para o desenvolvimento da autonomia.
Sartre refers to freedom as being a priori because it is viewed as accomplishable principle of the whole human action. Human action takes place in existence, in doing, and therefore, autonomy as a human achievement may be understood as the unfolding of accomplishable principle of action - freedom - in existence. Thus, we may say that the human beings have universal characteristics which enable the exercise of autonomy and, at the same time, throughout their existence, they learn to be autonomous. Education and specifically the pedagogical practice contribute to that process. In this case the autonomy may be learned. The pedagogical practice contributes to the experience of autonomy when teachers have imbued their practices of Freire's knowledge, which are seen here as a normative standard, and then they prepare students, if we understand the process as in Sartre's perspective, to overcome their existential situation. This paper introduces the concept of autonomy from Jean-Paul Sartre’s theory about freedom and then the pedagogical practice is analyzed based on the principles and knowledge necessary for educational practice proposed by Paulo Freire in the freeing pedagogy in the light of Sartrean concept of autonomy. It was required the bibliographical review of the Sartre’s works and his commentators, as well as those by Paulo Freire to indicate that there are a priori conditions for the exercise of autonomy; and after that, to indicate that autonomy is related to the relationship that human beings establish in their existence, which allows the learning and the experiences of the autonomous actions. Such behavioral situation of freedom and autonomy is experienced at the same time by individuals and it has several implications. Therefore, secondly, autonomy is contextualized in the perspective of the Other One who is in the same situation of autonomy, that is, in the context of human relations. To apply the concepts expressed here, autonomy is analyzed in the educational institution, and subsequently, the analysis is focused specifically on teaching practice, indicating how it contributes to the development of autonomy.
URI: http://hdl.handle.net/10362/28837
Designação: Filosofia
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE - MARIA JOSÉ MOREIRA - (1).pdf1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.