Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/27869Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Teodoro, Vítor | - |
| dc.contributor.advisor | Parente, Fernando | - |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Teresa de Jesus Caldeira Torres | - |
| dc.date.accessioned | 2018-01-10T09:06:22Z | - |
| dc.date.available | 2018-01-10T09:06:22Z | - |
| dc.date.issued | 2017-12 | - |
| dc.date.submitted | 2017 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/27869 | - |
| dc.description.abstract | Neste trabalho apresentamos uma proposta didática do ensino da Teoria da Relatividade Restrita (TRR), fundamentada na Psicologia da Aprendizagem, na História das Ideias e na investigação em Ensino da Física. Fizemos uma pesquisa e análise da literatura publicada em revistas científicas e em dissertações, em documentos e em livros, das dificuldades concetuais existentes nos alunos e nos professores e das propostas didáticas existentes. Elaboramos dois instrumentos investigativos, para a recolha de dados, de uma amostra de conveniência não aleatória. Um dos instrumentos (teste) foi aplicado num seminário de formação de professores e a alunos do 12.º ano do Ensino Secundário. Os resultados obtidos estão de acordo com os existentes na literatura e também sugerem a construção de um quadro conceptual em que coexistem as ideias espontâneas e os raciocínios relativistas, einsteinianos e galileanos. O outro instrumento, inquérito por questionário também foi aplicado a professores, com o objetivo de avaliar o ensino da Teoria da Relatividade Restrita e a proposta didática elaborada sobre esse ensino. E também a alunos, mas com questões adaptadas. Este trabalho pretende contribuir para uma melhor compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem da TRR, obter uma metodologia validada com materiais para os professores fundamentados nessa metodologia e apoiar os autores de currículos na integração curricular de tópicos complexos e avançados ao nível não superior. | pt_PT |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights | openAccess | pt_PT |
| dc.subject | Teoria da Relatividade Restrita | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Secundário | pt_PT |
| dc.subject | conceções alternativas | pt_PT |
| dc.subject | ensino e aprendizagem de física | pt_PT |
| dc.title | Sobre o Ensino da Teoria da Relatividade Restrita | pt_PT |
| dc.type | doctoralThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Doutor em Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 101416555 | - |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| Aparece nas colecções: | FCT: DCSA - Teses de Doutoramento | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Rodrigues_2017.pdf | 12,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











