Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/27869
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeodoro, Vítor-
dc.contributor.advisorParente, Fernando-
dc.contributor.authorRodrigues, Teresa de Jesus Caldeira Torres-
dc.date.accessioned2018-01-10T09:06:22Z-
dc.date.available2018-01-10T09:06:22Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/27869-
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos uma proposta didática do ensino da Teoria da Relatividade Restrita (TRR), fundamentada na Psicologia da Aprendizagem, na História das Ideias e na investigação em Ensino da Física. Fizemos uma pesquisa e análise da literatura publicada em revistas científicas e em dissertações, em documentos e em livros, das dificuldades concetuais existentes nos alunos e nos professores e das propostas didáticas existentes. Elaboramos dois instrumentos investigativos, para a recolha de dados, de uma amostra de conveniência não aleatória. Um dos instrumentos (teste) foi aplicado num seminário de formação de professores e a alunos do 12.º ano do Ensino Secundário. Os resultados obtidos estão de acordo com os existentes na literatura e também sugerem a construção de um quadro conceptual em que coexistem as ideias espontâneas e os raciocínios relativistas, einsteinianos e galileanos. O outro instrumento, inquérito por questionário também foi aplicado a professores, com o objetivo de avaliar o ensino da Teoria da Relatividade Restrita e a proposta didática elaborada sobre esse ensino. E também a alunos, mas com questões adaptadas. Este trabalho pretende contribuir para uma melhor compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem da TRR, obter uma metodologia validada com materiais para os professores fundamentados nessa metodologia e apoiar os autores de currículos na integração curricular de tópicos complexos e avançados ao nível não superior.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectTeoria da Relatividade Restritapt_PT
dc.subjectEnsino Secundáriopt_PT
dc.subjectconceções alternativaspt_PT
dc.subjectensino e aprendizagem de físicapt_PT
dc.titleSobre o Ensino da Teoria da Relatividade Restritapt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutor em Ciências da Educaçãopt_PT
dc.identifier.tid101416555-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rodrigues_2017.pdf12,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.