Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/25505
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dc.contributor.authorGonçalves, Matilde Alves-
dc.contributor.authorJorge, Noémia de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-11-17T23:03:39Z-
dc.date.available2017-11-17T23:03:39Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherPURE: 3308760-
dc.identifier.otherPURE UUID: 455335d7-4ade-4b19-b2bf-c4818ba3ec4f-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0003-0039-4401/work/69844366-
dc.identifier.urihttps://isdrosarioargentina.files.wordpress.com/2017/02/libro-de-resc3bamenes-v-encuentro-isd.pdf-
dc.descriptionUID/LIN/03213/2013 SFRH/BPD/66300/2009-
dc.description.abstractEsta comunicação insere-se num projeto de investigação intitulado Promoção da Literacia Científica, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto visa criar estratégias de intervenção didática para promover a literacia científica de alunos de diferentes ciclos de escolaridade e incide especificamente na descrição e análise de textos utilizados para divulgar ciência na imprensa portuguesa atual. No âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1997/1999, 2008), os tipos de discurso são um instrumento privilegiado de análise linguística e textual, com utilidade na descrição dos géneros (Coutinho, 2004, 2008, Miranda, 2008, Gonçalves e Leal, 2012, Jorge, 2014, 2015). Procurando enriquecer o trabalho desenvolvido no quadro do ISD, o objetivo da presente comunicação é demonstrar que os tipos de discurso têm potencialidades que, indo para além da análise textual e genológica, concretizam a descrição e caracterização das próprias atividades de linguagem. Em termos metodológicos, optamos por uma via de abordagem predominantemente descendente (Volochinov, 1977), qualitativa e interpretativa de carácter retórico-hermenêutica (Rastier, 2001), não descurando dados quantitativos entendidos como pertinentes. Assim, com base na análise de dez textos de divulgação científica, produzidos na intersecção das atividades nas atividades jornalística e científica, e dez textos oriundos de outras atividades – sociedade e economia –, publicados na imprensa portuguesa (Diário de Notícias, Público) em maio 2016, analisaremos a ocorrência e a configuração dos tipos de discurso tendo em conta quer as unidades linguísticas efetivamente presentes nos textos, quer os modos de articulação entre os tipos de discurso. As análises demonstrarão que a configuração dos tipos de discurso nos textos de divulgação científica apresenta especificidades que decorrem das atividades de linguagem em causa – jornalismo e ciência. De facto, como evidenciam as análises e ao contrário do que acontece nos textos das áreas da sociedade e economia – em que predomina uma atitude enunciativa implicada (relato interativo e discurso interativo) –, nos textos de divulgação científica, os discursos tipo interativo surgem articulados com os discursos de tipo autónomo (principalmente o discurso teórico). Das análises dos 20 textos, conclui-se que a presença do discurso teórico é consequência da atividade de divulgação científica mais do que do género textual. Por outro lado, verifica-se a presença de dois movimentos recorrentes: 1) a passagem do expor para o narrar; 2) a passagem da implicação para a autonomia. Em suma, este trabalho visa para além de clarificar as relações que se tecem entre atividades de linguagem, géneros textuais e tipos de discurso, contribuir também para a reflexão sobre o quadro geral do ISD, apresentando dados empíricos que atestem a configuração dos tipos de discurso em língua portuguesa.en
dc.format.extent1-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FLIN%2F03213%2F2013/PT-
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dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTipos de discurso-
dc.subjectAtividade de linguagem-
dc.subjectDivulgação na ciência-
dc.titleA configuração dos tipos de discurso nos textos de divulgação científica-
dc.typeconferenceObject-
degois.publication.firstPage109-
degois.publication.lastPage110-
degois.publication.titleV Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo: Actvidad de Lenguaje, textos Y Discursos: Recorridos de Investigación e Intervención-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.contributor.institutionCentro de Linguística da UNL (CLUNL)-
Aparece nas colecções:FCSH: CLUNL - Documentos de conferências internacionais

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