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http://hdl.handle.net/10362/2533
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Martins, João F | - |
dc.contributor.advisor | Pereira, Pedro | - |
dc.contributor.author | Costa, Gonçalo Nélson de Sena | - |
dc.date.accessioned | 2010-01-26T14:40:57Z | - |
dc.date.available | 2010-01-26T14:40:57Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/2533 | - |
dc.description | Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. | en_US |
dc.description.abstract | O comboio, o meio de transporte que teve maior impacto nos últimos duzentos anos da história da humanidade, necessita de um vasto conjunto infra-estruturas para a sua operação. Nos dias de hoje, grande parte das locomotivas são eléctricas, o que se torna necessário proceder à electrificação da linha através de equipamento de fixação devidamente dimensionado. O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado cujo objectivo principal é o desenvolvimento de aplicações informáticas, compatíveis com o sistema operativo WindowsTM, que possibilite efectuar de forma automática o cálculo do dimensionamento de Consolas de Catenária e Pêndulos de suporte em sistemas de Tracção Eléctrica. Para responder ao objectivo proposto, estruturou-se o trabalho em três partes distintas. Numa primeira, a fundamentação teórica, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre conceitos teóricos de tracção eléctrica. A implementação, onde foram abordadas duas aplicações informáticas distintas: uma para o dimensionamento de consolas e outra para o cálculo da pendulagem. A terceira parte, diz respeito à apresentação dos resultados, ou seja, dedica-se à aferição e comparação dos resultados gerados pelas aplicações com projectos já validados. Da realização deste trabalho, resultaram duas aplicações informáticas que possibilitam na implantação da catenária, o ajuste dos projectos de montagem do equipamento de suporte de tracção eléctrica às variantes encontradas no terreno, de uma forma rápida e eficiente. Desta forma minimizam-se as dificuldades encontradas pelas equipas de construção com o consequente aumento de produtividade. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.publisher | FCT - UNL | en_US |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | Equipamento fixo de tracção eléctrica | en_US |
dc.subject | Catenária | en_US |
dc.subject | Cabo de suporte | en_US |
dc.subject | Pendulagem | en_US |
dc.subject | Fio de contacto | en_US |
dc.subject | Pantógrafo | en_US |
dc.subject | Terceiro carril | en_US |
dc.subject | Electrificação ferroviária | en_US |
dc.subject | Dimensionamento automático | en_US |
dc.title | Dimensionamento automático de consolas e pêndulos para sistemas de tracção eléctrica | en_US |
dc.type | masterThesis | en_US |
Aparece nas colecções: | FCT: DEE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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