Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/22406
Título: Um modelo operativo de avaliação de exposições. Estudo de caso: Museu Nacional de Arte Antiga
Autor: Monteiro, Joana Maria Nunes de Carvalho d'Oliva
Palavras-chave: Teoria e Prática da Exposição
Crítica de Exposição
Análise e Avaliação de Exposições
Museu Nacional de Arte Antiga
Museu Nacional do Prado
Theory and Practice of Exhibition
Exhibition Review
Analysis and Evaluation of Exhibitions
National Museum of Ancient Art
Prado National Museum
Data de Defesa: 22-Jun-2017
Resumo: Esta tese inscreve-se numa matriz cuja base de investigação privilegia uma combinação de adquiridos de índole teórica e prática que envolve os domínios da exposição e respectiva avaliação. Parte-se do princípio que se verifica sempre um desfasamento entre o discurso teórico e a actuação prática, configurando-se, nesse sentido, como uma tentativa de abreviar tal distanciamento. Dadas as características do objecto em estudo, esta tese foi delineada numa organização tripartida. A Parte I tem o propósito de contextualizar, teórica e conceptualmente, a temática da exposição. A Parte II incide sobre o estudo de caso nuclear, o Museu Nacional de Arte Antiga, sendo aqui operado um ensaio de síntese que toma como paradigma de actuação museográfica a sua obra mais emblemática, os Painéis de S. Vicente de Fora. Procurou-se definir os fundamentos, objectivos e limites de análise adequados a um ‘real’ apuramento das práticas de exposição implementadas actualmente no Museu e observadas nas suas múltiplas manifestações. Para complementar a nossa abordagem, apelou-se à experiência levada a cabo pelo Museu Nacional do Prado, centrada nas ‘Meninas’ de Velázquez. Por último, na Parte III, visa-se entender a complexidade inerente ao acto de avaliar, procedendo-se, para o efeito, à identificação das problemáticas associadas a essa prática. É feito um ponto de situação relativamente aos estudos e às premissas teóricas que nos parecem ser mais relevantes para a sua estruturação. Pretende-se, com esta investigação, estabelecer uma ponte produtiva entre os domínios da exposição e sua avaliação, numa perspectiva ampla e crítica, fornecendo uma base que se julga vantajosa para a escolha adequada de caminhos que possam dar resposta fundamentada sobre a possibilidade da implementação de uma cultura avaliativa no universo das exposições de arte.
This thesis is enrolled in a matrix whose research base privileges a combination of acquired of theoretical and practical nature that involves the domains of the exhibition and the respective evaluation. It is hereby understood that it is always registered a disparity between the theoretical speech and the practical performance, constituting this, in that way, as an attempt to shorten such disparity. Considering the characteristics of the object in study, this thesis was drawn up in a threefold organization. Part I has the goal of contextualize, in a theoretical and conceptual way, the thematic of the exhibition. Part II has its focus in the study of nuclear case, the National Museum of Ancient Art, here it is performed a synthesis essay that takes as paradigm of museum performance its more emblematic workmanship, the Panels of S. Vicente de Fora. We worked to define the fundaments, objectives and limits of analysis appropriated to a “real” establishment of the performances of the exhibitions implemented today in the Museum and seen in its multiple manifestations. To complement our approach, we called the experience taken by the Prado National Museum focused in ‘Meninas' of Velázquez. Finally, in Part III, it is aimed to understand the complexity inherent to the act of evaluate, proceeding to that effect, to the identification of the issues connected with that performance. It is developed a progress report in what concerns the studies and the theoretical premises that seemed to be more relevant to its structuring. With this investigation it is intended, to establish a productive bridge between the domains of the exhibition and its evaluation in a wide and critical perspective providing a base that we think has advantages to the right choice of ways that could give a reasoned answer about the possibility of implementation of an evaluative culture in the universe of art exhibitions.
URI: http://hdl.handle.net/10362/22406
Designação: Tese de Doutoramento em História da Arte, especialidade em Museologia e Património Artístico
Aparece nas colecções:FCSH: DHA - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese cd.pdf12,77 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.