Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/21999
Title: Os jogos como ferramenta de ensino para professores e assistentes de língua estrangeira: a "Gamification" no ensino do Português
Author: Bernardo, Stéphane Correia
Keywords: Ensino do Português
Ferramentas de ensino
Língua Portuguesa como Língua Segunda (PLS)
Gamification
Ensino de Língua Estrangeira (ELE)
Jogos
Português para estrangeiros
Assistentes de Língua
Portuguese as a Second Language (PSL)
Foreign Language Teaching (FLT)
Games
Portuguese for non-natives
Language Assistants
Defense Date: 19-Jun-2017
Abstract: Esta dissertação pretende centrar-se no ensino da Língua Portuguesa como língua segunda ou estrangeira através da aplicação dos conceitos dos jogos na educação. Numa primeira parte pretende-se explorar a gamification e verificar as diversas formas existentes da mesma. Num segundo momento, será analisada a sua aplicabilidade dentro e fora de uma sala de aula, verificando se é possível aplicar em todas situações ou não e de que maneira esta pode facilitar o ensino e promoção da Língua Portuguesa. Em terceiro lugar será feita uma análise a estudos realizados previamente relativa à realidade dos assistentes de Língua Portuguesa em França. Com a análise deste estudo pretende-se descobrir quais as dificuldades dos assistentes nas salas de aula de Português como língua segunda ou estrangeira. Por último será elaborado um plano de aula, tendo como base os mecanismos dos jogos e com o objetivo de encontrar uma resposta para as dificuldades dos professores/assistentes bem como dos alunos.
This dissertation focuses on teaching the Portuguese language as a second or foreign language through the application of concepts and mechanisms found in games and applied to education. In a first moment, I intend to explore the concept of gamification and analyze its various forms. Secondly, it will be examined if this method/concept is applicable inside and outside a classroom, verifying if it is possible to apply it in different situations and in what way this can facilitate the teaching and promotion of the Portuguese Language. Thirdly, an analysis will be made of a previous 5 study about the reality of the assistants of Portuguese Language in France. This study intends to find out the difficulties of assistants in Portuguese classrooms as a second or foreign language. Finally, a lesson plan will be elaborated, based on mechanisms that exist in games in order to find an answer to the difficulties of the teachers / assistants as well as the difficulties of the students.
URI: http://hdl.handle.net/10362/21999
Designation: Português como Língua Segunda e Estrangeira
Appears in Collections:FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.