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http://hdl.handle.net/10362/20709
Título: | A colecção de cerâmica do Museu Bordalo Pinheiro. Proveniências, uma história sentimental |
Autor: | Madeira, Susana Cristina Gomes |
Orientador: | Silva, Raquel Henriques da Braga, Pedro Bebiano |
Palavras-chave: | Museu Bordalo Pinheiro Cerâmica Coleccionadores Rafael Bordalo Pinheiro Ceramics Collectors Donors Provenance |
Data de Defesa: | 13-Fev-2017 |
Resumo: | Tão importante quanto a história que um objecto de museu nos conta, através da sua leitura no contexto presente e da narrativa sugerida, é a história que nos conta através do seu percurso. Onde esteve e a quem pertenceu no passado? A resposta a estas questões permite-nos perceber qual o valor atribuído ao longo do tempo a uma determinada peça e compreender melhor o seu estado actual. É importante conhecer quem coleccionou a obra cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro que está hoje neste Museu, até quando manteve as peças, se possível onde, etc. A resposta final permitir-nos-á, com certeza, compreender melhor a importância deste artista que tantos amigos teve e que a tantos brindou com peças magníficas, muitas vezes dedicadas, que escondem outas tantas histórias curiosas e emotivas.
Após a leitura deste relatório, será também possível entender melhor o papel dos primeiros responsáveis pelo Museu: Cruz Magalhães, Julieta Ferrão e os ADMRBP, tão apaixonadamente empenhados no estudo da obra de Rafael Bordalo Pinheiro e na sua conservação. Estes registaram, em muitos casos, a relação dos doadores com as peças e com Rafael Bordalo Pinheiro. Devemos-lhes, em grande medida, a constituição desta colecção e queremos retribuir-lhes dando a conhecer a sua importância.
Este trabalho de investigação incidiu sobre uma parte da colecção, oitenta e sete peças, de um total de cerca de mil.
O relatório pretende tornar claro o percurso deste trabalho (objectivos, métodos, recursos e resultados), bem como as dificuldades sentidas, para que possam ser orientadores de futuras possíveis investigações do mesmo tipo ou ainda, numa futura continuação deste trabalho e sua extensão à totalidade da colecção.
Para o seguimento desta investigação ficam devidamente identificadas as fontes de que nos servimos e alguns caminhos por explorar, assim como um instrumento de trabalho que criámos (uma tabela) de modo a sistematizar o historial de proveniência de cada peça. Identificar os coleccionadores fundamentais da cerâmica do MBP e qual o historial de proveniência das peças seleccionadas, foram os principais objectivos que nos propusemos. Foi-nos possível, ainda, deixar a referência a fontes que fornecerão mais dados sobre outras peças.
Para além de uma introdução e de uma conclusão, o corpo do presente relatório encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro é dedicado ao enquadramento teórico que tivemos em conta; o segundo pretende estabelecer o ponto de situação da colecção de cerâmica do MBP relativamente ao seu historial de proveniência; o terceiro apresenta os resultados do nosso estudo de caso. As important as the history a museum object holds in its current context and in its suggested narrative is the history told from its route. Where it was and to whom it belonged in the past? The answer to this questions will let us know the implicit value and help us understand its current situation. It's important to know the collectors and donors of Rafael Bordalo Pinheiro's ceramics which is nowadays at Museu Bordalo Pinheiro, if and when did they ceased to have them, where were they, if possible. The final answer will certainly increase the value of the artist as well. Rafael Bordalo Pinheiro was an artist with so many friends which were, for their turn, honored with beautiful ceramics, often dedicated. This objects hold so many histories and emotion. When finished the reading of this report, we hope as well it will be understandable the importance of the first responsible of the Museum: Cruz Magalhães, Julieta Ferrão and ADMRBP (friends of the Museum). They were passionate by the artist's legacy and worked very hard in its study and preservation. They knew the collectors and tried to persuade them becoming donors of Museu Bordalo Pinheiro. They often registered conversations and the relations between them and the ceramics and memories associated to the artist. This documents are fundamental to provenance research of this collection. In fact, we owe them the present collection. Our aim is to know the collectors and donors of Museu Bordalo Pinheiro and also the provenance of a considerable part of the ceramics collection. This investigation was extend to eighty six, within about a thousand ceramics pieces. To ensure the continuation of this investigation or just to help other similar research, we registered our aims, the sources we analyzed, all the steps, the major difficulties and also some routes to be explored in the future. We also leave some tools such as an individual table where it can be recorded all the information about provenance. This work is divided in three chapters: the first is about other studies in provenance research, the bases of our procedures; the second presents the history of this collection and the state of the question of its provenance study; the last chapter will provide our results which will be then discussed in conclusion. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/20709 |
Designação: | Museologia |
Aparece nas colecções: | FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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