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http://hdl.handle.net/10362/20468
Título: | Lexicografia bilingue de aprendizagem. Contribuição para o desenvolvimento do léxico da língua portuguesa das crianças na província do Huambo-Angola |
Autor: | Benvindo, Adriano Fernando |
Orientador: | Lino, Maria Teresa Rijo da Fonseca |
Data de Defesa: | 11-Nov-2016 |
Resumo: | Todo o trabalho de pesquisa científica diagnostica um problema e a seu objectivo é sugerir e propor algumas soluções através de medidas teóricas e metodológicas adequadas à aplicação da Lexicologia e da Lexicografia ao Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa.
Esta investigação parte da observação da expressão escrita e oral da Língua Portuguesa das crianças do Município do Huambo que apresentam muitas dificuldades pelo facto de terem a Língua Portuguesa, como língua segunda, e manifestarem um grande número de interferências da Língua Umbundu, sua língua materna. Para a consecução deste objectivo realizámos um teste de diagnóstico às crianças e adolescentes das Escolas primária e do 1º ciclo Comandante Bula, do Bairro Académico, bem como em outras localidades julgadas pertinentes para esta pesquisa. O teste permitiu constatar que, de uma forma geral que os alunos da 4ª, 5ª e mesmo da 7ª classes precisam de desenvolver a sua competência lexical.
A Tese tem a seguinte estrutura: depois da Introdução, no Capítulo I, efectuamos uma Caracterização Sociolinguística da Província do Huambo, referimo-nos aos antecedentes históricos de carácter sociolinguístico, bem como ao estatuto da Língua Portuguesa em Angola. No Capítulo II, apresentamos alguns aspectos sobre Contacto de Línguas: A Língua Umbundu e a Língua Portuguesa. O Capítulo III tem como objecto os Fundamentos teóricos e metodológicos em Lexicologia e Lexicografia. No Capítulo IV, apresentamos a Linguística de Corpus e descrevemos os fenómenos de Neologia na Língua Portuguesa em Angola. O Capítulo V aborda a Lexicografia Bilingue de Aprendizagem e o Capítulo VI apresenta um modelo de Dicionário Bilingue de Aprendizagem para crianças e adolescentes em contexto escolar.
Por último, apresentamos a Conclusão, seguida da Bibliografia e dos Anexos. Every scientific research process starts by identifying a problem that needs to be solved and accordingly put forward solutions to address it by means of theoretical and methodological options, in our case applied to Lexicology, Lexicography, and the Teaching-Learning of the Portuguese Language. This research stems from the observation of the written and oral Portuguese language skills of the children that live in the municipality of Huambo, who face great difficulties since Portuguese is their second language and their expression shows interference from Umbundu, their mother tongue. To achieve this aim we carried out a diagnostic test with a number of children and adolescents who attend Comandante Bula School, a primary and elementary school in the Bairro Académico, as well as schools in other locations that were considered relevant for this research. This test has allowed us to find that, in general, pupils who attend the 4th, 5th or even 7th grades need to develop their lexical skills. This thesis has the following structure: after the Introduction, in Chapter I, we provide a Sociolinguistic Characterization of the Huambo Province, describing its historical and sociolinguistic background as well as the status of Portuguese in Angola. In Chapter II, we present some aspects of the field of Language Contact: Umbundu and Portuguese. The aim of Chapter III is to present the Theoretical and Methodological Foundations in Lexicology and Lexicography. In Chapter IV, we present Corpus Linguistics and describe Neology phenomena in the Portuguese spoken in Angola. Chapter V deals with Bilingual Learner’s Lexicography and Chapter VI presents a model for a Bilingual Learner’s Dictionary for children and adolescents in an academic environment. Lastly, we present our Conclusion followed by References and Appendices. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/20468 |
Designação: | Doutoramento em Linguística, especialidade em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia |
Aparece nas colecções: | FCSH: DL - Teses de Doutoramento |
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Tese-Adriano -2016.pdf | 3,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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