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http://hdl.handle.net/10362/20393| Título: | Marketing de conteúdo: análise das páginas Sagres e Superbock no Facebook |
| Autor: | Ramalho, Diogo André Felix |
| Orientador: | Barreto, Ana Margarida |
| Palavras-chave: | Redes Sociais Online Reações do comportamento humano Marketing de Conteúdo Content Marketing Social Networks Online Reactions to human behaviour |
| Data de Defesa: | 7-Dez-2016 |
| Resumo: | Neste trabalho o objetivo principal é perceber de que forma se comportam os
consumidores nas redes sociais online, nomeadamente como reagem os
utilizadores perante diferentes formatos de conteúdo, e qual dos conteúdos
(lúdico ou informativo) pode captar mais facilmente a atenção dos utilizadores
e a levá-los a ter uma reação, traduzindo-se esta num gosto, comentário ou
partilha.
Na atualidade a era tecnológica obrigou a que as organizações readaptassem
as suas estratégias, apostando na vertente digital, usando além dos meios
tradicionais, o Social Media, dando espaço ao marketing de conteúdo para
atuar.
O marketing de conteúdo é um tipo de marketing que aponta para um nicho
específico o conteúdo exato que o público vai querer ver. Entre os vários tipos
de conteúdo existentes, neste trabalho foi avaliado especificamente o
conteúdo colocado no Facebook, no formato imagem, texto e vídeo.
Posteriormente, se a recepção a estes conteúdos for positiva, este vai ser
partilhado pelos utilizadores nas suas redes sociais online com as suas redes
de contatos, promovendo o passa-palavra.
O passa-palavra é a forma mais barata que uma organização tem para ter
publicidade, pois é um tipo de publicidade que não tem custos efetivos para as
organizações, porque depende das pessoas e da vontade destas de querer, ou
não, partilhar o conteúdo com as suas redes.
A investigação foi feita através de um estudo netnográfico no Facebook, com
a análise de todos os posts colocados pelas marcas Sagres e Super Bock nas
suas páginas, no período compreendido entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de
2015. A análise dos posts contemplou a distinção entre conteúdo lúdico e conteúdo informativo, sendo para isso utilizada a bibliografia estudada para
fazer uma distinção verdadeira e real.
Concluiu-se que o conteúdo lúdico é o conteúdo que provoca uma atenção
maior por parte dos consumidores online, e que a o formato imagem é o mais
forte, registando sempre valores maiores comparativamente a outros tipos de
formato em estudo colocados nas mesmas páginas. The main purpose of this paper is to analyse the way consumers behave in social networks online, namely to assess their reaction to different content formats and which content type (ludic or informative) attracts users’ attention more easily, originating a reaction materialized in a like, comment or share. The technological era created the need for organisations to readapt their respective strategies, by focusing in the digital level, using Social Media – in addition to traditional means of communication – and creating opportunities for content marketing. Content marketing is a branch of marketing that identifies specific niches of content that groups of consumers are interested in. Among several existing types of contents, this paper specifically analyses contents on Facebook, in image, text and video. If users’ reaction to these contents is positive, they are likely to share them with their contacts network in social networks online, which promotes the use of passwords. Spreading the word is the cheapest way for an organisation to advertise, since it does not involve any actual cost to such organisations. On the contrary, it depends on people and their will to share such content with their network. Research was carried out on the basis of a netnographic study on Facebook, by analysing every post made by Sagres and Super Bock on their Facebook pages, from 1 January to 30 June 2015. The mentioned analysis focused on the distinction between ludic and informative contents, by using the sources identified in the bibliography in order to ensure a honest and real distinction. viii This paper concludes that ludic contents provoke more attention on consumers online, and that image formats are the strongest, with permanent higher values than other format types in the same Facebook pages. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/20393 |
| Designação: | Ciências da Comunicação |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DiogoRamalho_dissertacao_final.pdf | 3,83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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