Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/20389
Título: | O contributo dos estilos de aprendizagem para a aquisição de léxico em língua estrangeira |
Autor: | Cardoso, Marina Manuela Faria da Silva |
Orientador: | Matos, Ana Gonçalves Madrona Fernández, Alberto |
Palavras-chave: | Estilo de aprendizagem Léxico Competência lexical Aquisição de léxico Línguas estrangeiras Unidade lexical VARK lexical acquisition Lexical competence Learning style Lexicon Foreign languages Lexical unit |
Data de Defesa: | 6-Dez-2016 |
Resumo: | O presente relatório, que está dividido em duas partes, visa analisar a
relação dos estilos de aprendizagem dos alunos com o processo de
aquisição de léxico em língua estrangeira. Da primeira parte constam dois
capítulos. No primeiro, aborda-se a importância que o léxico tem adquirido
no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e explora-se os elementos
que potenciam o desenvolvimento da competência lexical. São também
apresentadas algumas abordagens, estratégias e atividades que
contribuem para a aquisição de léxico. No segundo capítulo, é explorado o
conceito de estilo de aprendizagem bem como o seu contributo para o
processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Em seguida, é
apresentado o modelo VARK, que foi utilizado na prática letiva. A segunda
parte deste relatório foi também dividida em dois capítulos.
Primeiramente, é descrita a metodologia utilizada na nossa intervenção
bem como o contexto socioeconómico do Agrupamento de Escolas Ferreira
de Castro, onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada. Por fim,
depois de enumerados os instrumentos utilizados para a recolha de dados,
são apresentados e discutidos os resultados obtidos. This report, which is divided into two sections, aims to analyse the relationship between students’ learning styles and the process whereby foreign language vocabulary is acquired. In the first section, there are two chapters. In the first chapter, the importance of lexicon in foreign languages teaching is tackled, as well as the elements that promote the development of lexical competence. Some approaches, strategies and activities which contribute to vocabulary acquisition are also presented. In the second chapter, the concept of learning style and its contribution to foreign languages teaching are explored. Afterwards, the VARK model, which was used in the teaching practice, is described. The second section of this report is also divided into two chapters. Firstly, the methodology utilized in the intervention is detailed, as well as the socioeconomic context of the Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, where the Supervised Practicum took place. Finally, after identifying the instruments used for the data collection, the results obtained are presented and discussed. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/20389 |
Designação: | Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º C do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_COMPLETA_Marina_Cardoso.pdf | 5,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.