Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/20155
Título: Estratégias e modelos para a prática de um professor no ensino de uma língua em Portugal
Autor: Jorge, Helena Isabel dos Anjos Reis
Orientador: Coutinho, Maria Antónia
Madrona Fernández, Alberto
Palavras-chave: Professor nativo
Professor não nativo
Estratégias e modelos para a prática docente
Competências
Teoria cognitiva
Abordagem comunicativa
Curiosidade intelectual
Interesse
Strategies and models for teachers
Native teacher
Competencies
Non-native teacher
Cognitive theory
Communicative approach
Intellectual curiosity
Interest
Data de Defesa: 15-Dez-2016
Resumo: No ensino de uma língua (materna e estrangeira), existem diferentes estratégias e modelos para a prática de um docente que, conjugados num conjunto de competências, um professor nativo ou não nativo de uma língua pode escolher e adotar. No entanto, a relação pedagógica de comunicação que se estabelece entre professor e alunos não depende da condição de ser nativo ou não nativo, mas sim da forma como o professor é na sala de aula. Na primeira parte deste relatório, apresentam-se algumas destas competências, estratégias e modelos para o ensino, inclusive de uma língua, bem como outras questões (por exemplo, a curiosidade intelectual e o interesse) que estão relacionadas com o objeto deste estudo teórico e prático. Na segunda parte, apresenta-se a escola pública portuguesa onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada e uma caracterização das turmas envolvidas. Na terceira parte, analisam-se exemplos de atividades desenvolvidas durante a lecionação (reflexão crítica).
There are different strategies and models, assembled in a group of competencies, for teacher practice in the teaching of a language (maternal or foreign) that are available for a ‘native’ and a ‘non-native’ teacher of language to choose and adopt. However, a pedagogical relation in the communication between teacher and students in case the teacher is either ‘native’ or ‘non-native’ depends less on the 'native' or 'non-native' condition of the teacher, than how he/she is in the classroom. In the first part of this report, some of these competencies, strategies and models for teaching, including that of a language itself, will be discussed, as well as other issues (ex. intellectual curiosity and interest) which are related to the object of this theoretical and practical study. In the second part, we present the Portuguese public school, where the Supervised Practice took place, and we offer a characterization of the classes involved. The third part examines examples of classroom activities carried out by a teacher in practice (reflective practice).
URI: http://hdl.handle.net/10362/20155
Designação: Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

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