Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/20155
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoutinho, Maria Antónia-
dc.contributor.advisorMadrona Fernández, Alberto-
dc.contributor.authorJorge, Helena Isabel dos Anjos Reis-
dc.date.accessioned2017-03-02T14:53:41Z-
dc.date.available2019-12-15T01:30:50Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.date.submitted2016-10-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/20155-
dc.description.abstractNo ensino de uma língua (materna e estrangeira), existem diferentes estratégias e modelos para a prática de um docente que, conjugados num conjunto de competências, um professor nativo ou não nativo de uma língua pode escolher e adotar. No entanto, a relação pedagógica de comunicação que se estabelece entre professor e alunos não depende da condição de ser nativo ou não nativo, mas sim da forma como o professor é na sala de aula. Na primeira parte deste relatório, apresentam-se algumas destas competências, estratégias e modelos para o ensino, inclusive de uma língua, bem como outras questões (por exemplo, a curiosidade intelectual e o interesse) que estão relacionadas com o objeto deste estudo teórico e prático. Na segunda parte, apresenta-se a escola pública portuguesa onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada e uma caracterização das turmas envolvidas. Na terceira parte, analisam-se exemplos de atividades desenvolvidas durante a lecionação (reflexão crítica).pt_PT
dc.description.abstractThere are different strategies and models, assembled in a group of competencies, for teacher practice in the teaching of a language (maternal or foreign) that are available for a ‘native’ and a ‘non-native’ teacher of language to choose and adopt. However, a pedagogical relation in the communication between teacher and students in case the teacher is either ‘native’ or ‘non-native’ depends less on the 'native' or 'non-native' condition of the teacher, than how he/she is in the classroom. In the first part of this report, some of these competencies, strategies and models for teaching, including that of a language itself, will be discussed, as well as other issues (ex. intellectual curiosity and interest) which are related to the object of this theoretical and practical study. In the second part, we present the Portuguese public school, where the Supervised Practice took place, and we offer a characterization of the classes involved. The third part examines examples of classroom activities carried out by a teacher in practice (reflective practice).pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProfessor nativopt_PT
dc.subjectProfessor não nativopt_PT
dc.subjectEstratégias e modelos para a prática docentept_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectTeoria cognitivapt_PT
dc.subjectAbordagem comunicativapt_PT
dc.subjectCuriosidade intelectualpt_PT
dc.subjectInteressept_PT
dc.subjectStrategies and models for teacherspt_PT
dc.subjectNative teacherpt_PT
dc.subjectCompetenciespt_PT
dc.subjectNon-native teacherpt_PT
dc.subjectCognitive theorypt_PT
dc.subjectCommunicative approachpt_PT
dc.subjectIntellectual curiositypt_PT
dc.subjectInterestpt_PT
dc.titleEstratégias e modelos para a prática de um professor no ensino de uma língua em Portugalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundáriopt_PT
dc.identifier.tid201606860pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
Appears in Collections:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helena_Jorge.pdf1,86 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.