Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10362/20123| Title: | A influência do currículo na transição entre o pré-escolar e primeiro ciclo |
| Author: | Borges, Bernardo Miguel Parreira Jacinto Pereira |
| Advisor: | Bernardo, Luís |
| Keywords: | Currículo Didática Transição Pré-escolar 1º ciclo Poder Identidade Didactic Transition Early childhood education Primary School Power Identity |
| Defense Date: | 21-Nov-2016 |
| Abstract: | A investigação que se segue foi proposta no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O foco da pesquisa consistiu em demonstrar que o currículo, na medida em que resulta num instrumento que afeta a didática diária, é um dos responsáveis pela diferença que existe entre o Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico, dificultando assim a transição de níveis. Para tal, foi necessário compreender, numa primeira análise, o que é o currículo, quem o concebe e com que propósito. Partindo destes três pontos iniciais, tornou-se, então, possível conceber o poder simbólico deste instrumento. Em seguida, a investigação passou por estabelecer até que ponto um currículo formal afeta a didática no terreno. Para o efeito, combinou-se a revisão da literatura acerca do tópico com um estudo exploratório realizado com a colaboração de docentes. Este estudo pretendeu compreender melhor as formas de abordagem do currículo por parte dos docentes e a sua influência naqueles que se encontram mais perto da realidade didática, no dia-a-dia. No conjunto, este trabalho constitui um ponto de partida para uma investigação futura mais profunda. The following investigation was set in the Ciências da Educação Master course at Faculdade de Ciências Sociais e Humanas of the Universidade Nova de Lisboa. The focus of the research was to show that the curriculum is an instrument responsible for the difference between the Early Childhood Education and the Primary school level, and with that, one that difficults the transition. To show that we demonstrate how the the daily routine of the Early Childhood Education and Primary School are affected by the instrument. Before that, however, it was necessary to understand the curriculum itself, who creates and for what purpose, and by answering this we were able to concieve the power within it. Afterwards, the investigation demonstrates just how much the curriculum can affect daily routines, trough research on the subject and an exploratory study with teachers and educators. The latter was a way to elaborate on the curriculum with those close to the daily routine of school and is only a starting point to a future, deeper, research. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/20123 |
| Designation: | Ciências da Educação |
| Appears in Collections: | FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Bernardo Borges 20SET.pdf | 664,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.











