Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/20123
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBernardo, Luís-
dc.contributor.authorBorges, Bernardo Miguel Parreira Jacinto Pereira-
dc.date.accessioned2017-02-22T14:02:06Z-
dc.date.available2017-02-22T14:02:06Z-
dc.date.issued2016-11-21-
dc.date.submitted2016-05-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/20123-
dc.description.abstractA investigação que se segue foi proposta no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O foco da pesquisa consistiu em demonstrar que o currículo, na medida em que resulta num instrumento que afeta a didática diária, é um dos responsáveis pela diferença que existe entre o Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico, dificultando assim a transição de níveis. Para tal, foi necessário compreender, numa primeira análise, o que é o currículo, quem o concebe e com que propósito. Partindo destes três pontos iniciais, tornou-se, então, possível conceber o poder simbólico deste instrumento. Em seguida, a investigação passou por estabelecer até que ponto um currículo formal afeta a didática no terreno. Para o efeito, combinou-se a revisão da literatura acerca do tópico com um estudo exploratório realizado com a colaboração de docentes. Este estudo pretendeu compreender melhor as formas de abordagem do currículo por parte dos docentes e a sua influência naqueles que se encontram mais perto da realidade didática, no dia-a-dia. No conjunto, este trabalho constitui um ponto de partida para uma investigação futura mais profunda.pt_PT
dc.description.abstractThe following investigation was set in the Ciências da Educação Master course at Faculdade de Ciências Sociais e Humanas of the Universidade Nova de Lisboa. The focus of the research was to show that the curriculum is an instrument responsible for the difference between the Early Childhood Education and the Primary school level, and with that, one that difficults the transition. To show that we demonstrate how the the daily routine of the Early Childhood Education and Primary School are affected by the instrument. Before that, however, it was necessary to understand the curriculum itself, who creates and for what purpose, and by answering this we were able to concieve the power within it. Afterwards, the investigation demonstrates just how much the curriculum can affect daily routines, trough research on the subject and an exploratory study with teachers and educators. The latter was a way to elaborate on the curriculum with those close to the daily routine of school and is only a starting point to a future, deeper, research.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectDidáticapt_PT
dc.subjectTransiçãopt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subject1º ciclopt_PT
dc.subjectPoderpt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectDidacticpt_PT
dc.subjectTransitionpt_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.subjectPrimary Schoolpt_PT
dc.subjectPowerpt_PT
dc.subjectIdentitypt_PT
dc.titleA influência do currículo na transição entre o pré-escolar e primeiro ciclopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameCiências da Educaçãopt_PT
dc.identifier.tid201547147pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Bernardo Borges 20SET.pdf664,78 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.