Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19899
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dc.contributor.advisorRibeiro, Paulo-
dc.contributor.advisorTavares, Pedro-
dc.contributor.authorHorta, Joaquim João da Silva-
dc.date.accessioned2017-01-25T11:34:12Z-
dc.date.available2017-01-25T11:34:12Z-
dc.date.issued2013-10-
dc.date.submitted2017-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/19899-
dc.description.abstractEm virtude do transporte aéreo se ter generalizado nas últimas décadas, com a consequente multiplicação do número de voos, os pilotos e a restante tripulação de linha aérea estão cada vez mais expostos à radiação cósmica como resultado do maior tempo de permanência no cockpit do avião. Torna-se, assim, cada vez mais relevante a avaliação de forma precisa da exposição desta população à radiação cósmica bem como a sua correlação com problemas de saúde que apresentam. Actualmente a exposição à radiação, a que a tripulação está sujeita, é estimada através de cálculos baseados em simulações Monte Carlo da interacção e transporte de partículas na matéria. A presente dissertação de mestrado insere-se num projecto mais vasto cujo objectivo é o registo, em base de dados, da exposição de uma tripulação de linha aérea à radiação cósmica. Nesta conformidade, foi construído um protótipo do sistema ARMOR ONE (Aircraft Environment Monitoring System), que permite identificar cada membro da tripulação mediante cartão de identificação pessoal, e ainda, medir e registar os níveis de radiação a que cada membro está exposto durante um voo. No final do voo, esse registo pode ser adicionado a uma base de dados com a informação relativa a cada voo e a cada tripulante, resultando num registo experimental de fácil acesso das doses de radiação a que cada tripulante esteve exposto num determinado período de tempo. A construção deste protótipo teve em conta a sua portabilidade, nomeadamente, no que diz respeito a tamanho e peso, robustez e facilidade de controlo através do desenvolvimento de uma interface gráfica de utilizador em LabVIEW. Foram realizados testes de forma a mostrar a capacidade do protótipo em medir a radiação durante o tempo de um voo médio e que é capaz de responder a diferentes intensidades de radiação.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDosimetriapt_PT
dc.subjectDetecção de radiaçãopt_PT
dc.subjectRadiação cósmicapt_PT
dc.subjectPilotos de linha aéreapt_PT
dc.subjectExposição ocupacionalpt_PT
dc.titleDesenvolvimento de um Sistema para Monitorização de Dose de Radiação em Cockpit de Aviãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Biomédicapt_PT
dc.identifier.tid201762250-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
Aparece nas colecções:FCT: DF - Dissertações de Mestrado

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