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http://hdl.handle.net/10362/19899Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Ribeiro, Paulo | - |
| dc.contributor.advisor | Tavares, Pedro | - |
| dc.contributor.author | Horta, Joaquim João da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2017-01-25T11:34:12Z | - |
| dc.date.available | 2017-01-25T11:34:12Z | - |
| dc.date.issued | 2013-10 | - |
| dc.date.submitted | 2017-01 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/19899 | - |
| dc.description.abstract | Em virtude do transporte aéreo se ter generalizado nas últimas décadas, com a consequente multiplicação do número de voos, os pilotos e a restante tripulação de linha aérea estão cada vez mais expostos à radiação cósmica como resultado do maior tempo de permanência no cockpit do avião. Torna-se, assim, cada vez mais relevante a avaliação de forma precisa da exposição desta população à radiação cósmica bem como a sua correlação com problemas de saúde que apresentam. Actualmente a exposição à radiação, a que a tripulação está sujeita, é estimada através de cálculos baseados em simulações Monte Carlo da interacção e transporte de partículas na matéria. A presente dissertação de mestrado insere-se num projecto mais vasto cujo objectivo é o registo, em base de dados, da exposição de uma tripulação de linha aérea à radiação cósmica. Nesta conformidade, foi construído um protótipo do sistema ARMOR ONE (Aircraft Environment Monitoring System), que permite identificar cada membro da tripulação mediante cartão de identificação pessoal, e ainda, medir e registar os níveis de radiação a que cada membro está exposto durante um voo. No final do voo, esse registo pode ser adicionado a uma base de dados com a informação relativa a cada voo e a cada tripulante, resultando num registo experimental de fácil acesso das doses de radiação a que cada tripulante esteve exposto num determinado período de tempo. A construção deste protótipo teve em conta a sua portabilidade, nomeadamente, no que diz respeito a tamanho e peso, robustez e facilidade de controlo através do desenvolvimento de uma interface gráfica de utilizador em LabVIEW. Foram realizados testes de forma a mostrar a capacidade do protótipo em medir a radiação durante o tempo de um voo médio e que é capaz de responder a diferentes intensidades de radiação. | pt_PT |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights | openAccess | pt_PT |
| dc.subject | Dosimetria | pt_PT |
| dc.subject | Detecção de radiação | pt_PT |
| dc.subject | Radiação cósmica | pt_PT |
| dc.subject | Pilotos de linha aérea | pt_PT |
| dc.subject | Exposição ocupacional | pt_PT |
| dc.title | Desenvolvimento de um Sistema para Monitorização de Dose de Radiação em Cockpit de Avião | pt_PT |
| dc.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Biomédica | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201762250 | - |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | pt_PT |
| Aparece nas colecções: | FCT: DF - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Horta_2013.pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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