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dc.contributor.advisorMedeiros, Margarida-
dc.contributor.authorSimões, Marta Teixeira Pascoal-
dc.date.accessioned2017-01-23T14:48:46Z-
dc.date.available2017-01-23T14:48:46Z-
dc.date.issued2016-10-25-
dc.date.submitted2015-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/19876-
dc.description.abstractA presente proposta tem como objectivo principal identificar e analisar a relação que o documentário contemporâneo, na sua forma mais livre e pessoal, tem vindo a estabelecer com uma representação utópica da realidade. O ponto de partida é um estágio de seis meses realizado no Copenhagen International Documentary Film Festival, cuja programação se caracteriza precisamente pelo cruzamento do documentário com uma visão mais subjectiva, artística e pessoal. A minha análise baseia-se na concepção dos diferentes modos de documentário desenvolvida pelo teórico de cinema americano Bill Nichols e na definição de art film elaborada pelo historiador de cinema americano David Bordwell. A delimitação e concretização da ideia de utopia é feita através do filósofo alemão Ernst Bloch e do teórico político e crítico literário Fredric Jameson. Os conceitos teóricos aqui apresentados são posteriormente aplicados a três filmes programados pelo festival com a finalidade de mostrar como estas obras se situam entre os dois géneros (documentário e art film) e como desta tendência resulta uma revitalização do próprio documentário enquanto objecto que promove reflexão. Ao longo da minha análise argumento ainda que a presença de traços utópicos nestas obras é símbolo de um cinema de possibilidades, capaz de apresentar uma visão crítica e comprometida da sociedade.pt_PT
dc.description.abstractThis proposal aims to identify and analyze the relationship between contemporary documentary, in it’s most personal and loose approach, and utopic representations of reality. My starting point is a six month internship at the Copenhagen International Documentary Film Festival, whose program choices are characterized precisely by a more subjective, personal and above all artistic view on documentary. My analysis departs from the american film theorist Bill Nichols’ understanding of documentary modes of representation and the american film historian David Bordwell’s definition of ‘art cinema’. The theoretical concepts presented herein are subsequently applied to three films programmed by the festival in order to show how these film works can be placed somewhere between the two genres and how this leads to a revitalization of the documentary genre itself as a thought provoking practice. In this analysis is furthermore argued that the utopian traits that can be found in these works represent an idea of a cinema of infinite possibilities, where a critical and committed vision of society can be found.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDocumentáriopt_PT
dc.subjectUtopiapt_PT
dc.subjectArt Filmpt_PT
dc.subjectCopenhagen International Documentary Film Festival (CPH:DOX)pt_PT
dc.subjectEisensteinpt_PT
dc.subjectRealidade e ficçãopt_PT
dc.subjectDocumentarypt_PT
dc.subjectArt Filmpt_PT
dc.subjectReality and fiction.pt_PT
dc.titleDo Real ao Possível: Utopias do Documentário Contemporâneopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAntropologiapt_PT
dc.identifier.tid201275589pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DA - Dissertações de Mestrado

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