Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19730
Título: Aspetos educativos do estudo da Filosofia dos Doze Passos - Um olhar sobre as experiências de coordenadores dos grupos de alcoólicos anónimos - AA do Brasil e de Portugal
Autor: Costa, Joana Angélica da
Orientador: Silva, Maria do Carmo Vieira da
Palavras-chave: Doze Passos
Grupos de Alcóolicos Anônimos
Educação do Sujeito
Alcoholics Anonymous groups
Twelve Steps
Education Subject
Data de Defesa: 8-Jun-2016
Resumo: O trabalho investigativo que se apresenta lança o olhar para os aspectos educativos do estudo em grupo da filosofia dos Doze Passos, nas salas de Alcóolicos Anônimos - AA, na perspectiva dos coordenadores dos referidos grupos no Brasil e em Portugal. A fim de trazer conhecimento sobre as questões referentes a dependência química, em especial o alcoolismo, trouxemos a lume a sua problemática, bem como as estratégias de ajuda desenvolvidas pelos grupos do AA, sob o roteiro de estudo do programa dos Doze Passos, elaborado pela própria irmandade, assim como as dinâmicas e os processos educativos aplicados nos referidos grupos. Nos debruçamos, em seguida, nas estratégias de educação em saúde, o que nos trouxe a atenção para a educação do sujeito. Articulamos com quatro teóricos que nos ofereceram subsídios valiosos para a referida prática, como Feuerstein (1994), Dewey (1959), Freire (1996) e Makarenko (1975). Em seguida empreendemos um estudo empírico entrevistando coordenadores dos grupos de AA no Brasil e em Portugal, e fizemos o levantamento das impressões dos mesmos quanto aos aspectos educativos existentes nas dinâmicas das salas de AA. Os resultados desse estudo apontaram não só para o valor do conteúdo em si mas, especialmente, para o modo de os trabalhar, lançando um olhar atento aos sujeitos do processo. Questões referentes ao valor das narrativas em sala, o não protagonismo dos que conduzem o grupo de estudo, a auto-gestão e a autonomia ficaram patentes, trazendo uma reflexão valiosa, a ser feita por todos aqueles que transitam em cenários educativos diversos.
The investigative work that presents itself launches look at the educational aspects of the study in the philosophy of the group of the Twelve Steps, in the rooms of Alcoholics Anonymous - AA in view of the groups coordinators in Brazil and Portugal. In order to bring knowledge about the issues of substance abuse, particularly alcoholism, brought to light their problems as well as help strategies developed by AA groups in the study guide of the Twelve Step program, prepared by own brotherhood, as well as the dynamics and educational processes applied in these groups. We worked through and then in health education strategies, which brought our attention to the education of the subject. We articulated with four theoretical who offer us valuable information to that practice, as Feuerstein (1994), Dewey (1959), Freire (1996) and Makarenko (1975). Then we undertake an empirical study interviewing coordinators of AA groups in Brazil and Portugal and do the survey of impressions of the coordinators as to the educational aspects existing in the dynamics of AA rooms. The results of this study show not only to the value of content, but especially for the way of working them, casting a closer look at the subject of the process. Issues relating to value of room in narratives, lack of leadership of conducting the study group, self-management and autonomy were patents, bringing a valuable reflection, to be made by all those who move in different educational settings.
URI: http://hdl.handle.net/10362/19730
Designação: Ciências da Educação
Aparece nas colecções:FCSH: DS - Dissertações de Mestrado

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