Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19566
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDiogo, Maria Paula-
dc.contributor.advisorLeal, Ernesto-
dc.contributor.authorMarçal, Bruno José Navarro-
dc.date.accessioned2016-12-14T09:07:10Z-
dc.date.available2019-12-01T01:30:33Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.date.submitted2016-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/19566-
dc.description.abstractCom este trabalho de investigação histórica pretendemos elucidar o papel da engenharia portuguesa no processo de apropriação territorial das colónias ultramarinas de Angola e Moçambique, desenhando uma perspectiva diferente daquilo que, historiograficamente, tem sido identificado como a “marca da colonização portuguesa nas terras de África” (Veríssimo Serrão, 1989). Definimos, para isso, como objecto de estudo, o processo de construção e desenvolvimento da rede de infraestruturas ferroviárias, naqueles dois países, entre os séculos XIX e XX, nos planos da sua materialidade e das opções subjacentes. Explorando a potencialidade dos referenciais metodológicos da abordagem sociotécnica Actor-Network (ANT), e conceitos como technopolitics e “apropriação tecnológica”, procuramos identificar a heterogeneidade de actores históricos envolvidos nesse processo dinâmico, no contexto colonial, nacional e europeu, e conhecer os estádios evolutivos da implementação daquelas infraestruturas, relacionando-as com as suas motivações e implicações sociais, económicas e políticas, com o objectivo final de perceber em que moldes o Estado português concebeu e concretizou o projecto colonial do III Império, e em que medida aquele contexto do conhecimento e experiência técnicos, que lhe esteve associado, pode ter influenciado, ali, os subsequentes acontecimentos políticos, económicos e sociais (Headrick, 1988).pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectHistória Colonialpt_PT
dc.subjectIII Impériopt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectEngenhariapt_PT
dc.subjectCaminhos-de-ferropt_PT
dc.subjectTechnopoliticspt_PT
dc.titleUm império projectado pelo “silvo da locomotiva”. O papel da engenharia portuguesa na apropriação do espaço colonial africano. Angola e Moçambique (1869-1930)pt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologiapt_PT
dc.identifier.tid101415931-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispt_PT
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marcal_2016.pdf4,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.