Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/19566Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Diogo, Maria Paula | - |
| dc.contributor.advisor | Leal, Ernesto | - |
| dc.contributor.author | Marçal, Bruno José Navarro | - |
| dc.date.accessioned | 2016-12-14T09:07:10Z | - |
| dc.date.available | 2019-12-01T01:30:33Z | - |
| dc.date.issued | 2016-07 | - |
| dc.date.submitted | 2016-12 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/19566 | - |
| dc.description.abstract | Com este trabalho de investigação histórica pretendemos elucidar o papel da engenharia portuguesa no processo de apropriação territorial das colónias ultramarinas de Angola e Moçambique, desenhando uma perspectiva diferente daquilo que, historiograficamente, tem sido identificado como a “marca da colonização portuguesa nas terras de África” (Veríssimo Serrão, 1989). Definimos, para isso, como objecto de estudo, o processo de construção e desenvolvimento da rede de infraestruturas ferroviárias, naqueles dois países, entre os séculos XIX e XX, nos planos da sua materialidade e das opções subjacentes. Explorando a potencialidade dos referenciais metodológicos da abordagem sociotécnica Actor-Network (ANT), e conceitos como technopolitics e “apropriação tecnológica”, procuramos identificar a heterogeneidade de actores históricos envolvidos nesse processo dinâmico, no contexto colonial, nacional e europeu, e conhecer os estádios evolutivos da implementação daquelas infraestruturas, relacionando-as com as suas motivações e implicações sociais, económicas e políticas, com o objectivo final de perceber em que moldes o Estado português concebeu e concretizou o projecto colonial do III Império, e em que medida aquele contexto do conhecimento e experiência técnicos, que lhe esteve associado, pode ter influenciado, ali, os subsequentes acontecimentos políticos, económicos e sociais (Headrick, 1988). | pt_PT |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights | embargoedAccess | pt_PT |
| dc.subject | História Colonial | pt_PT |
| dc.subject | III Império | pt_PT |
| dc.subject | Tecnologia | pt_PT |
| dc.subject | Engenharia | pt_PT |
| dc.subject | Caminhos-de-ferro | pt_PT |
| dc.subject | Technopolitics | pt_PT |
| dc.title | Um império projectado pelo “silvo da locomotiva”. O papel da engenharia portuguesa na apropriação do espaço colonial africano. Angola e Moçambique (1869-1930) | pt_PT |
| dc.type | doctoralThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Doutoramento em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 101415931 | - |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais | pt_PT |
| Aparece nas colecções: | FCT: DCSA - Teses de Doutoramento | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Marcal_2016.pdf | 4,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











