Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/19502| Título: | A oficina gramatical: uma forma apelativa de ensinar conteúdos gramaticais nas aulas de Português (língua materna) e de Espanhol (língua estrangeira) |
| Autor: | Protásio, Maria Alice Lucas Coutinho |
| Orientador: | Madeira, Ana Fernández, Alberto |
| Palavras-chave: | gramática grammar oficina gramatical grammar laboratory língua materna first language língua estrangeira foreign language aprendizagem learning motivação motivation metodologia methodology |
| Data de Defesa: | 16-Dez-2015 |
| Resumo: | A temática do nosso relatório está relacionada com a abordagem de conteúdos gramaticais nas disciplinas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, que teve lugar em duas escolas públicas do distrito de Lisboa. Para desenvolver este trabalho, recorremos à oficina gramatical, metodologia que se pauta pelos princípios do método científico, no intuito de, por um lado, identificar e avaliar as atitudes dos alunos face à aprendizagem da gramática e, por outro lado, demonstrar a importância do ensino formal da gramática e, em particular, do uso de abordagens que fomentem, nos alunos, a motivação para a aprendizagem da gramática. Para concretizar os nossos objetivos, implementámos nas duas disciplinas esta metodologia e aplicámo-la em três turmas de Português e em duas de Espanhol. No presente relatório discutimos algumas questões relacionadas com o ensino/aprendizagem da gramática nas aulas de Língua Materna e de Língua Estrangeira e chegámos à conclusão de que os nossos alunos têm a noção de que o estudo da gramática é fundamental para o desenvolvimento de outras competências da língua. Por outro lado, observámos que os alunos aderiram bem à implementação da oficina gramatical mesmo sem se mostrarem muito interessados pelo estudo da gramática. Neste estudo, também verificámos que as avaliações revelaram resultados positivos quanto à aprendizagem dos conteúdos que foram objeto das oficinas gramaticais. Our report focuses on approaches to the teaching of grammar contents in Portuguese First Language and Spanish Foreign Language during the Supervised Teaching Practice, which took place in two state schools in the Lisbon Metropolitan Area. We used the grammar laboratory, a methodology that follows the rules of the scientific method, in order to, on the one hand, identify the attitudes of students towards grammar learning and, on the other hand, demonstrate the importance of formal grammar teaching and, in particular, of the grammar laboratory as a way to increase motivation in students for grammar learning. To accomplish our goals, we implemented this methodology in both languages in three Portuguese and two Spanish groups. In this report we discussed some questions related with the teaching/learning of grammar in both first and foreign language classes and we arrived at the conclusion that our students are aware of the importance that the study of grammar has for the development of other language skills. On the other hand, we observed that students adhered well to the implementation of the grammar laboratory even if they did not show much interest in the study of grammar. In this study, we also verified that the evaluations revealed positive effects on the learning of the contents that were the object of the grammar laboratories. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/19502 |
| Designação: | Mestrado em Ensino do Português e de Língua Estrangeira (Espanhol) nos Ensinos Básico e Secundário |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RELATÓRIO de MESTRADO-ALICE PROTÁSIO-32876.pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











