Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19502
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMadeira, Ana-
dc.contributor.advisorFernández, Alberto-
dc.contributor.authorProtásio, Maria Alice Lucas Coutinho-
dc.date.accessioned2016-12-02T19:44:27Z-
dc.date.available2016-12-02T19:44:27Z-
dc.date.issued2015-12-16-
dc.date.submitted2015-05-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/19502-
dc.description.abstractA temática do nosso relatório está relacionada com a abordagem de conteúdos gramaticais nas disciplinas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, que teve lugar em duas escolas públicas do distrito de Lisboa. Para desenvolver este trabalho, recorremos à oficina gramatical, metodologia que se pauta pelos princípios do método científico, no intuito de, por um lado, identificar e avaliar as atitudes dos alunos face à aprendizagem da gramática e, por outro lado, demonstrar a importância do ensino formal da gramática e, em particular, do uso de abordagens que fomentem, nos alunos, a motivação para a aprendizagem da gramática. Para concretizar os nossos objetivos, implementámos nas duas disciplinas esta metodologia e aplicámo-la em três turmas de Português e em duas de Espanhol. No presente relatório discutimos algumas questões relacionadas com o ensino/aprendizagem da gramática nas aulas de Língua Materna e de Língua Estrangeira e chegámos à conclusão de que os nossos alunos têm a noção de que o estudo da gramática é fundamental para o desenvolvimento de outras competências da língua. Por outro lado, observámos que os alunos aderiram bem à implementação da oficina gramatical mesmo sem se mostrarem muito interessados pelo estudo da gramática. Neste estudo, também verificámos que as avaliações revelaram resultados positivos quanto à aprendizagem dos conteúdos que foram objeto das oficinas gramaticais.pt_PT
dc.description.abstractOur report focuses on approaches to the teaching of grammar contents in Portuguese First Language and Spanish Foreign Language during the Supervised Teaching Practice, which took place in two state schools in the Lisbon Metropolitan Area. We used the grammar laboratory, a methodology that follows the rules of the scientific method, in order to, on the one hand, identify the attitudes of students towards grammar learning and, on the other hand, demonstrate the importance of formal grammar teaching and, in particular, of the grammar laboratory as a way to increase motivation in students for grammar learning. To accomplish our goals, we implemented this methodology in both languages in three Portuguese and two Spanish groups. In this report we discussed some questions related with the teaching/learning of grammar in both first and foreign language classes and we arrived at the conclusion that our students are aware of the importance that the study of grammar has for the development of other language skills. On the other hand, we observed that students adhered well to the implementation of the grammar laboratory even if they did not show much interest in the study of grammar. In this study, we also verified that the evaluations revealed positive effects on the learning of the contents that were the object of the grammar laboratories.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectgramáticapt_PT
dc.subjectgrammarpt_PT
dc.subjectoficina gramaticalpt_PT
dc.subjectgrammar laboratorypt_PT
dc.subjectlíngua maternapt_PT
dc.subjectfirst languagept_PT
dc.subjectlíngua estrangeirapt_PT
dc.subjectforeign languagept_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectmotivaçãopt_PT
dc.subjectmotivationpt_PT
dc.subjectmetodologiapt_PT
dc.subjectmethodologypt_PT
dc.titleA oficina gramatical: uma forma apelativa de ensinar conteúdos gramaticais nas aulas de Português (língua materna) e de Espanhol (língua estrangeira)pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do Português e de Língua Estrangeira (Espanhol) nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.identifier.tid201003210pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO de MESTRADO-ALICE PROTÁSIO-32876.pdf2,67 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.