Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/191130
Título: Discriminação de Género na Comunidade dos Jogos de Mesa em Portugal
Autor: Dias, Carolina Joana Magalhães
Orientador: Teixeira, Ana Lúcia Albano
Palavras-chave: Discriminação de género
Gender discrimination
Jogos de mesa
Tabletop games
Estereótipos de género
Gender stereotypes
Data de Defesa: 24-Set-2025
Resumo: Os jogos de mesa são uma atividade de lazer cada vez mais popular. Apesar disso, estudos de outros países sugerem que a sua comunidade continua principalmente constituída por homens. Áreas dominadas por homens tendem a ter taxas mais elevadas de discriminação de género, algo que se vê na comunidade dos jogos digitais. Apesar de começarem a surgir alguns estudos noutros países, a investigação sobre a discriminação de género nos jogos de mesa é parca no geral e inexistente em Portugal. Assim, este estudo pioneiro neste país tem o objetivo central de compreender se existem mecanismos de discriminação de género presentes na comunidade dos jogos de mesa em Portugal e de que forma afetam a participação de pessoas de diferentes géneros nesse passatempo. Através de duas abordagens, uma quantitativa baseada num inquérito e uma qualitativa baseada em entrevistas, foi possível retirar três conclusões. Em primeiro lugar, verificase que esta comunidade, apesar de maioritariamente inclusiva, demonstra alguns mecanismos de discriminação de género. Em segundo lugar, as mulheres e pessoas não binárias que participam na comunidade portuguesa de jogos de mesa adotam estratégias de coping para lidar com a discriminação ou para se auto-protegerem de discriminação futura. Por fim, o combate à discriminação pode ser feito através de uma agência coletiva que envolve não só as pessoas individuais que participam na comunidade, mas as entidades, representantes e políticas da indústria e da organização de eventos e espaços de jogos em Portugal.
Tabletop games are an increasingly popular leisure activity. Despite this, studies from other countries suggest that their community remains predominantly male. Maledominated areas tend to have higher rates of gender discrimination, which is the case in the videogames community. Although a few studies have begun to emerge, research on gender discrimination in tabletop games is scarce in other countries and non-existent in Portugal. As such, this pioneering study aims to understand whether there are mechanisms of gender discrimination present in the tabletop gaming community in Portugal and how they affect the participation of people of different genders in this hobby. Through a quantitative approach based on a questionnaire and a qualitative approach based on interviews, three conclusions were drawn. First, the Portuguese tabletop community, despite being largely inclusive, shows a few mechanisms of gender discrimination. Second, women and non-binary people participating in this community adopt coping or self-protection strategies to deal with or attempt to prevent discrimination. Lastly, combating discrimination can be achieved through collective agency, involving not only the individual participants, but also the entities, representatives, and policies of the tabletop gaming industry, events and venues in Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10362/191130
Designação: Mestrado em Estudos Sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura
Aparece nas colecções:FCSH: DS - Dissertações de Mestrado

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