Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/191130| Título: | Discriminação de Género na Comunidade dos Jogos de Mesa em Portugal |
| Autor: | Dias, Carolina Joana Magalhães |
| Orientador: | Teixeira, Ana Lúcia Albano |
| Palavras-chave: | Discriminação de género Gender discrimination Jogos de mesa Tabletop games Estereótipos de género Gender stereotypes |
| Data de Defesa: | 24-Set-2025 |
| Resumo: | Os jogos de mesa são uma atividade de lazer cada vez mais popular. Apesar disso,
estudos de outros países sugerem que a sua comunidade continua principalmente
constituída por homens. Áreas dominadas por homens tendem a ter taxas mais elevadas
de discriminação de género, algo que se vê na comunidade dos jogos digitais. Apesar de
começarem a surgir alguns estudos noutros países, a investigação sobre a discriminação
de género nos jogos de mesa é parca no geral e inexistente em Portugal. Assim, este estudo
pioneiro neste país tem o objetivo central de compreender se existem mecanismos de
discriminação de género presentes na comunidade dos jogos de mesa em Portugal e de
que forma afetam a participação de pessoas de diferentes géneros nesse passatempo.
Através de duas abordagens, uma quantitativa baseada num inquérito e uma qualitativa
baseada em entrevistas, foi possível retirar três conclusões. Em primeiro lugar, verificase que esta comunidade, apesar de maioritariamente inclusiva, demonstra alguns
mecanismos de discriminação de género. Em segundo lugar, as mulheres e pessoas não
binárias que participam na comunidade portuguesa de jogos de mesa adotam estratégias
de coping para lidar com a discriminação ou para se auto-protegerem de discriminação
futura. Por fim, o combate à discriminação pode ser feito através de uma agência coletiva
que envolve não só as pessoas individuais que participam na comunidade, mas as
entidades, representantes e políticas da indústria e da organização de eventos e espaços
de jogos em Portugal. Tabletop games are an increasingly popular leisure activity. Despite this, studies from other countries suggest that their community remains predominantly male. Maledominated areas tend to have higher rates of gender discrimination, which is the case in the videogames community. Although a few studies have begun to emerge, research on gender discrimination in tabletop games is scarce in other countries and non-existent in Portugal. As such, this pioneering study aims to understand whether there are mechanisms of gender discrimination present in the tabletop gaming community in Portugal and how they affect the participation of people of different genders in this hobby. Through a quantitative approach based on a questionnaire and a qualitative approach based on interviews, three conclusions were drawn. First, the Portuguese tabletop community, despite being largely inclusive, shows a few mechanisms of gender discrimination. Second, women and non-binary people participating in this community adopt coping or self-protection strategies to deal with or attempt to prevent discrimination. Lastly, combating discrimination can be achieved through collective agency, involving not only the individual participants, but also the entities, representatives, and policies of the tabletop gaming industry, events and venues in Portugal. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/191130 |
| Designação: | Mestrado em Estudos Sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado_Carolina_Magalhaes_Dias.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











