Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/190549
Título: Aquisição de segunda língua e mudança linguística
Autor: Teixeira, Joana
Fiéis, Alexandra
Palavras-chave: Aquisição de L2
Mudança linguística
Sujeitos nulos
Português europeu
Data: 2025
Resumo: Este estudo investiga paralelismos entre a aquisição de L2 e a mudança linguística, explorando a hipótese de que a transição de uma gramática de sujeito nulo para uma gramática de sujeito obrigatório segue princípios comuns nos dois contextos. O estudo centra-se na aquisição de inglês L2 por falantes nativos de português europeu, comparando-a com dados da mudança diacrónica no português brasileiro. 64 aprendentes portugueses de inglês L2 (níveis B1 a C2) e 12 falantes nativos de inglês realizaram uma tarefa de juízos de aceitabilidade rápida que cruzou as variáveis sujeito pronominal (pleno vs. nulo) e referencialidade (2p vs. 3p [+humano] vs. 3p [-humano] vs. expletivo). Os resultados mostram que, ao contrário dos falantes nativos de inglês, os aprendentes portugueses de inglês L2 não rejeitam sistematicamente sujeitos nulos. À medida que a proficiência aumenta, observa-se uma redução progressiva da aceitação de sujeitos nulos, que progride do extremo [+referencial] para o extremo [-referencial] da Hierarquia de Referencialidade. Os nossos resultados mostram que a referencialidade guia o desenvolvimento linguístico tanto na aquisição de L2 (PE L1 – inglês L2) como na mudança diacrónica (no PB).
Descrição: UID/03213/2025 UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/190549
DOI: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a16
ISSN: 2183-9077
Aparece nas colecções:Home collection (FCSH)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TEIXEIRA_ET_AL.pdf2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.