Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/190548
Título: (RE)CONTO
Autor: Vaz, Stéphanie
Lobo, Maria
Lousada, Marisa
Palavras-chave: Avaliação da linguagem
Competências narrativas
Macroestrutura
Microestrutura
Data: 2025
Resumo: As competências narrativas são determinantes para o sucesso académico de crianças e adolescentes. A avaliação destas competências (incluindo a compreensão e a produção) é importante para estabelecer o diagnóstico de crianças com perturbações da linguagem, bem como para planear a intervenção em contextos clínicos e educativos. Apresenta-se neste artigo um instrumento de avaliação de competências narrativas desenvolvido para crianças entre os 6 e os 12 anos falantes de português europeu. O instrumento inclui tarefas de conto e de reconto, bem como perguntas de compreensão (literal, inferencial e crítica). São reportados resultados obtidos por uma amostra de 521 crianças com desenvolvimento típico de oito regiões de Portugal, bem como de um grupo de 17 crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem, considerando o tipo de tarefa, parâmetros macroestruturais e microestruturais, e faixa etária. Apresentam-se ainda algumas propriedades psicométricas do instrumento, que comprovam a validade e fiabilidade do instrumento.
Descrição: UID/03213/2025 UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/190548
DOI: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a17
ISSN: 2183-9077
Aparece nas colecções:Home collection (FCSH)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VAZ_ET_AL.pdf561,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.