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http://hdl.handle.net/10362/19054| Título: | A expansão do ensino superior em Angola: um estudo sobre o impacte das instituições de ensino superior privado |
| Autor: | Kandingi, Adelina Alexandra Carlos Pio de |
| Orientador: | Silva, Maria do Carmo Vieira da |
| Palavras-chave: | Ensino Superior em África Higher Education in Africa Oferta Formativa Families Famílias Search Procura Private Universities Universidades Privadas |
| Data de Defesa: | 16-Jun-2016 |
| Resumo: | O desenvolvimento do Ensino Superior em África, em sentido amplo, é o objeto da nossa investigação, mas incidiremos particularmente sobre o que nos é dado a perceber num país que durante a primeira década do novo milénio registou um dos mais elevados índices de crescimento económico, após o fim de um ciclo marcado por uma guerra civil devastadora. Trata-se de Angola, país situado na África Austral. A conquista da Independência Nacional, em 1975, é um momento de viragem a partir do qual são lançadas as bases para a edificação de um novo sistema de Educação e Ensino que passou a garantir maiores oportunidades de escolarização aos estudantes oriundos de todas as classes sociais. Com efeito, com as reformas realizadas no período pós-independência, o Estado criou um ambiente propício ao surgimento de operadores privados no sector do Ensino Superior, a partir de 1999. Daí em diante as instituições privadas passaram a constituir um segmento importante no processo de expansão do Ensino Superior em Angola, contribuindo para a satisfação das necessidades da sociedade em geral, em parceria com a única universidade pública angolana. Deste modo, o presente trabalho procura responder às interrogações suscitadas em trabalho anterior nosso de dissertação de mestrado, no qual procedemos à avaliação da política educativa angolana, no que diz respeito ao Ensino Superior, durante a última década do século XX. O objetivo geral consiste em compreender o ensino superior privado e o seu impacto na expansão do ensino superior em Angola e o comportamento das famílias e dos estudantes enquanto sujeitos económicos e o modo como se avalia a importância do Ensino Superior, especialmente do Ensino Superior privado em Angola. Para a realização do estudo recorremos a uma metodologia mista, qualitativa (entrevista semiestruturada) e quantitativa (inquérito por questionário). Os resultados do estudo, cujos participantes foram os vice-reitores, as famílias e os estudantes, permitiram concluir que a crescente importância do papel desempenhado pelas instituições de Ensino Superior privado, por um lado, deve-se ao facto de ter existido, durante o período em análise, um progressivo aumento da procura que pressionou as universidades púbicas e, por outro lado, ao elevado número de estudantes que, frequentando tais instituições, pertencem a famílias que apostam fortemente na formação dos seus filhos. Através de esforços suplementares, tais famílias realizam um investimento cujo retorno beneficia o diplomado e consequentemente a sua Família. A presente tese está estruturada em duas partes com cinco capítulos, articulados teórica e metodologicamente. The development of Higher Education in Africa, in a broad sense, is the object of our research, but particularly we will focus on what we are given to understand a country that during the first decade of new millennium recorded one of the highest rates of economic growth, after the end of a cycle marked by a devastating civil war. It is Angola, a country located in Southern Africa. The conquest of national independence in 1975 is a turning point from which the foundations for the building are released a new Education and Training System which now guarantee higher education opportunities to students coming from all social classes. Indeed, the reforms in the post-independence period, the State created an environment conducive to the emergence of private operators in the sector of higher education, from 1999. Thereafter, private institutions have a major segment in the expansion process Higher Education in Angola, helping to satisfy the needs of society in general, in partnership with the only Angolan public university. Thus, this study seeks to answer the questions raised in previous work in which we proceed to evaluate the Angolan educational policy, with regard to higher education during the last decade of the twentieth century. The overall goal is to understand the private higher education and its impact on the expansion of higher education in Angola and the behavior of families and students as economic subjects and the way evaluating the importance of higher education, especially in private higher education in Angola. For the study we used a mixed methodology, qualitative (semi-structured interviews) and quantitative (questionnaire survey). The results of the study, whose participants were the vice-rectors, families and students, showed that the growing importance of the role of private higher education institutions, on the one hand, due to the fact that it existed during the period, a progressive increase in demand pushed the pubic universities and, on the other hand, the large number of students, attending these institutions belong to families who bet heavily in training their children. Through further efforts, such families realize an investment whose return benefits the graduate and consequently your family. This thesis is structured in two parts with five chapters, theoretical and methodologically articulated. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/19054 |
| Designação: | Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade Políticas Educativas e Desenvolvimento |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DS - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Adelina_V.F.Def._Tese_16Junho_ 2016.pdf | 3,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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