Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19008
Título: Relatório de estágio e um Estudo sobre a relação entre a Matemática e as Ciências Físico-Químicas
Autor: Almeida, Sandra Cristina Amorim Madureira
Orientador: Teodoro, Vítor
Rodrigues, Teresa
Palavras-chave: Ciências Físico-Químicas
Matemática
Ensino da Física e da Química
Data de Defesa: Set-2015
Resumo: A presente dissertação descreve as atividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico, realizadas no âmbito do Mestrado em Ensino da Física e da Química na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. As atividades mencionadas são referentes à Prática Profissional e à Investigação Educacional, realizadas ao longo do ano letivo 2014/2015, no Colégio Atlântico, em Pinhal de Frades e na Escola Secundária António Gedeão, no Laranjeiro, sob orientação dos professores Vítor Teodoro e Teresa Rodrigues. No âmbito da Prática Profissional, foram desenvolvidas atividades letivas, no ensino das Ciências Físico-Químicas no 8.º ano e no 9.º ano de escolaridade do 3.º ciclo do ensino básico, e de Física e Química A no 10.º ano do ensino secundário. Também a participação em atividades não letivas contemplam este estágio, tais como visitas de estudo, dinamização de atividades de divulgação de ciência e todo o trabalho inerente à Direção de Turma. Ao longo da Prática Profissional foi valorizada a formação contínua, sendo que também as ações de formação frequentadas durante este período são parte integrante deste trabalho. Para além da Prática Profissional também foi realizado um estudo de Investigação Educacional. Tendo este como ponto de partida: A relação da Matemática com as Ciências Físico – Químicas Um estudo sobre a relação que os alunos do 8.º e 9.º ano de escolaridade fazem entre a disciplina de Matemática e Ciências Físico-Químicas. O presente estudo teve como grande objetivo a caracterização da imagem que os alunos do oitavo e nono ano de escolaridade apresentam sobre os conteúdos de Matemática e Ciências Físico-Químicas. Os dados que tornaram possível a vertente empírica do estudo foram recolhidos através da aplicação de pré-testes e testes após o ensino formal e também por observação. Foram abrangidas turmas do Colégio Atlântico, situado em Pinhal de Frades, concelho do Seixal, onde estava a lecionar o oitavo e nono ano de escolaridade. O objetivo seria evidenciar no ensino formal a presença da Matemática nas Ciências Físico-Químicas. Reforçar junto dos alunos que a aprendizagem de diversos conteúdos da disciplina de Matemática desde o 5.º ano de escolaridade tem aplicabilidade direta em diversos conteúdos que são lecionados na disciplina de Ciências Físico-Químicas no 3.º Ciclo. Os alunos devem ser capazes de aplicar os seus conhecimentos matemáticos na aprendizagem de diversos conteúdos da disciplina de Ciências Físico-Químicas.
URI: http://hdl.handle.net/10362/19008
Designação: Mestrado em Ensino da Física e da Química
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Almeida_2015.pdf7,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.