Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/189878
Título: Soluções com base na natureza para uma adaptação sustentável e resiliente a fenómenos de erosão e galgamento costeiro - O caso do Litoral de Torres Vedras
Autor: Coelho, Tiago Lavadinho
Orientador: Ferreira, José
Santos, Catarina
Palavras-chave: Erosão
galgamento
NBS
infraestrutura azul
sustentabilidade
esiliente
Data de Defesa: Dez-2024
Resumo: As zonas costeiras são regiões de transição entre os ecossistemas terrestres e marinhos, que incluem áreas onde o oceano ou o mar encontra a terra, e que englobam uma variedade de ambientes, como praias, estuários e arribas. Estas zonas desempenham um papel impor- tante, pois são habitats ricos em biodiversidade, que abrigam uma grande variedade de espé- cies de plantas e animais e com áreas ao seu redor, que costumam ser densamente povoadas e utilizadas pela população para atividades recreativas e de subsistência. As zonas costeiras atuam ainda como barreiras naturais, protegendo as áreas interiores de fenómenos climáticos extremos como tempestades e a subida do nível médio do mar, fenómenos agravados pelo aquecimento global. A presente dissertação teve como objetivo desenvolver uma estratégia de preservação dos ecossistemas costeiros, através de soluções consideradas menos agressivas para o ambi- ente, e que se interligam com o mesmo, denominadas Nature-Based Solutions. A zona escolhida para este estudo foi a região costeira de Torres Vedras, sendo esta uma das regiões do Oeste com maior concentração populacional. Para este efeito foram estudadas várias soluções pas- síveis de aplicação, que procuram mitigar os problemas observados nos ecossistemas costei- ros da região, em específico para a praia Azul e para a praia de Santa Rita. De forma a auferir quais as opções de adaptação mais sustentáveis para o aumento da resiliência das praias em estudo, realizou-se uma análise detalhada dos custos de implemen- tação e manutenção de vários cenários de obras costeiras. Complementarmente, foi utilizada a metodologia do custo de viagem, para o cenário atual das praias em estudo, com a finalidade de atribuir um valor aos ecossistemas costeiros, através da perceção do valor para os seus utilizadores. Por sua vez, com os dados referentes aos custos e aos benefícios, realizou-se uma análise custo-benefício para o atual cenário das praias em estudo. Através do estudo realizado, foi possível desenvolver propostas, com recurso a medidas mais económicas para a praia Azul e para a praia de Santa Rita e que permitem manter as praias num estado mais naturalizado. As propostas fizeram uso de quatro medidas principais, sendo estas a alimentação artificial, sistemas de paliçadas, uso de vegetação como forma de fixação, para dunas e arribas e ainda sinalização de aviso adequada. Estas medidas têm como função reduzir a vulnerabilidade dos ecossistemas costeiros, não só no curto prazo, mas tam- bém a longo prazo, preparando os ecossistemas para os desafios futuros, sejam estes prove- nientes de fatores antrópicos ou naturais. Verificou-se que para as praias estudadas, o cenário de intervenção mais dispendioso é a construção de um paredão, enquanto para as arribas o cenário de intervenção mais dispen- dioso é a cimentação. Foi possível verificar também que o cenário de intervenção menos dis- pendioso nas praias é a implementação de um sistema de restauro dunar, enquanto que para as arribas, o cenário de intervenção menos dispendioso é a instalação de sinalização de perigo.
Coastal zones are transition regions between terrestrial and marine ecosystems, which include areas where the ocean or sea meets land, and which encompass a variety of environ- ments, such as beaches, estuaries and cliffs. These zones play an important role, as they are habitats rich in biodiversity, home to a wide variety of plant and animal species and with areas around them, which tend to be densely populated and used by the population for rec- reational and subsistence activities. Coastal areas also act as natural barriers, protecting inland areas from extreme weather phenomena such as storms and rising average sea levels, wors- ened by global warming. The objective of this dissertation was to develop a strategy for preserving coastal eco- systems, through solutions considered less aggressive for the environment, and which are interconnected with it, called Nature-Based Solutions. The area chosen for this study was the coastal region of Torres Vedras, which is one of the regions in the West, with a bigger popu- lation concentration. For this purpose, several applicable solutions were studied, which seek to mitigate the problems observed in the region's coastal ecosystems, specifically for the Azul Beach and Santa Rita Beach. To determine which adaptation options are the most sustainable for increasing the re- silience of the beaches under study, a detailed analysis of the implementation and mainte- nance costs of various coastal works scenarios was carried out. In addition, the travel cost methodology was used for the current scenario of the beaches under study, with the purpose of assigning a value to coastal ecosystems, through the perception of value for their users. In turn, with data relating to costs and benefits, a cost-benefit analysis was carried out for the current scenario on both beaches under study. Through this work, was possible to develop proposals, using more economical measures, for Azul Beach and Santa Rita Beach that allow the beaches to be maintained in a more naturalized state. The proposals developed made use of four main measures, these being beach nourishment, palisade systems, use of vegetation as a form of fixation for dunes and cliffs and appropriate warning signage. These measures aim to reduce the vulnerability of coastal ecosystems, not only in the short term, but also in the long term, preparing ecosystems for future challenges, whether arising from anthropogenic or natural factors. It was observed that the most expensive scenario for the beaches under study is the construction of a seawall, and that for the cliffs, cementing is the most expensive option. In turn, the least expensive scenario for the beaches is the implementation of a dune restoration system, with the least expensive option for the cliffs being the installation of danger signs.
URI: http://hdl.handle.net/10362/189878
Designação: MESTRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE
Aparece nas colecções:FCT: DCEA - Dissertações de Mestrado

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