Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/189791
Título: A relação entre investigadores e comunidade escolar em atividades de Comunicação de Ciência
Autor: Lopes, Maria Margarida do Carmo Garcia
Orientador: Gonçalves, Matilde
Palavras-chave: Avaliação
Assessment
Comunicação de Ciência
Science Communication
Investigadores
Researchers
Alunos
Students
Professores
Teachers
Relatório de estágio
Data de Defesa: 14-Jul-2025
Resumo: A Comunicação de Ciência assume, atualmente, um papel de cada vez maior relevância na Educação. Tal inclui atividades colaborativas entre investigadores e comunidade escolar, realizadas nas escolas ou fora das instituições de ensino, que têm um impacto positivo no entusiasmo e compreensão da Ciência. Assim, o presente projeto de estágio, em colaboração com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, baseia-se na promoção do contacto entre estudantes, professores, e investigadores, com elaboração de atividades de Comunicação de Ciência em contexto escolar, e avaliação e posterior reflexão do seu impacto nos vários intervenientes da atividade. Métodos de avaliação qualitativos e quantitativos foram elaborados e utilizados em atividades que envolveram a exposição do trabalho de investigadores à comunidade escolar, e que incluíram a deslocação de investigadores às escolas, através do programa “Cientistas na Escola”, da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) 2024-2025, ou das escolas aos investigadores, pela 11ª edição da Feira da Matemática realizada no Museu Nacional de História Natural e da Ciência. As observações e resultados obtidos foram analisados maioritariamente através do impacto, no aproveitamento da atividade, do envolvimento prévio de professores nas mesmas e de estas deterem características distintivamente teóricas ou práticas. As diferentes ideias preconcebidas por crianças e adolescentes relativas a investigadores foram também analisadas. Como é corroborado pela literatura, tanto o envolvimento prévio de professores em atividades de Comunicação de Ciência como a elaboração de atividades com características maioritariamente práticas mostraram ter influências positivas nos estudantes, e consequentemente no seu aproveitamento da atividade, enquanto que alunos de idades inferiores apresentaram algumas ideias estereotipadas relativamente a investigadores. Estas atividades podem apresentar um ponto inicial para estimular o interesse na Ciência e no seu funcionamento nas crianças e jovens, o que se traduz em aspetos positivos nos seus futuros, não apenas aumentando os seus conhecimentos, mas também possibilitando interesse num futuro em áreas da Ciência.
Science Communication currently plays an increasingly important role in Education. This role includes collaborative activities between researchers and the school community, carried out in schools or outside educational institutions, which have a positive impact on the enthusiasm and understanding of Science. Thus, this internship project, in collaboration with the Museu Nacional de História Natural e da Ciência, focuses on promoting contact between students, teachers, and researchers, with the development of Science Communication activities in a school context, and the evaluation and subsequent reflection of their impact on the various participants in the activity. Qualitative and quantitative evaluation methods were developed and used in activities that involved the presentation of researchers' work to the school community, which included researchers visiting schools, through the “Researchers at School” program, from the European Researchers' Night (ERN) 2024-2025, or schools visiting the researchers, with the 11th edition of the Mathematics Fair held at the Museu Nacional de História Natural e da Ciência. The observations and results obtained were analyzed mainly through the impact, in the activities, of the previous involvement of teachers in them and in their distinctively theoretical or practical characteristics. The different preconceived ideas of children and adolescents regarding researchers were also analyzed. As corroborated by the literature, both the prior involvement of teachers in Science Communication activities and the elaboration of activities with predominantly practical characteristics showed to have positive influences on students, and consequently on the usefulness of the activity, while younger students presented some stereotypical ideas regarding researchers. These activities can present a starting point to stimulate interest in Science and its functioning, in children and young people, which translates into positive aspects in their future, not only increasing their knowledge, but also enabling interest in a future in areas of Science.
Descrição: Mestrado em parceria com o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier
URI: http://hdl.handle.net/10362/189791
Designação: Mestrado em Comunicação de Ciência
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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