Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/18956
Título: Poses, figurações, poéticas e metáforas do corpo : o caso singular da mulher reclinada
Autor: Meruje, Teresa Maria Martins Gomes
Orientador: Alves, Margarida Brito
Brito, Margarida Acciaiuoli
Palavras-chave: palavra
word
imagem
image
corpo
body
pose
sculpture
escultura
painting
pintura
photography
fotografia
media
media
advertising
publicidade
woman
mulher
memory
memória
emotion
emoção
Data de Defesa: 29-Jun-2016
Resumo: A Investigação que levamos a cabo problematiza as poses, figurações, poéticas e metáforas do corpo, elegendo como caso singular o corpo feminino reclinado, viagem desta pose na sua transversalidade e convívio intemporal sob o signo do anacronismo, na busca de relações inesperadas e uma temporalidade outra, que não a linear. A pose reclinada sobreviveu, está ainda bem activa. Permanece, mas nunca é a mesma. Não teve um tempo da imagem, ela própria fez a imagem, a mesma e sempre já outra. Jornadeando na imagem e na palavra, na imagem-corpo e no corpo-pose – importantes na relação eu/outro e inscrição do ser no mundo –, percorremos este caminho tendo como objectivo estudar e analisar esta pose – atitude corporal – no que a sua permanência comporta de reminiscência e soberania. Consideramos a linguagem, a semântica, o signo e o pathos, atendendo à emoção e a neurociência, bem como a dinâmica fornecida pela linha oblíqua, a nossa prática de ritos e mitos na observação da imagem migrante, e como a pose, arquétipo nas artes, se tornou um estereótipo nos media. Propomo-nos, assim, inquirir, dissecar, equacionar a pose reclinada enquanto enigma e apurar o seu poder de continuidade e sobrevivência que, na tensão entre Passado e Porvir, ganha força e dinamismo buscando o seu próprio sentido. É nosso desígnio resgatar as imagens, libertá-las do pó histórico, desvendar o fio que sustenta a sua migração, a permanência da memória, onde o corpo ganha corpo, e asas.
The research we conducted discusses the poses, figurations, poetic and body metaphors, electing as a singular case the reclined female body, analysing the different occurrences of this pose in its pervasive and timeless existence under the sign of the anachronism, in search of unexpected relationships and another, non-linear, temporality. The reclining pose survived and is still very much alive. It remains, but it is never the same. It did not have the time of image, it made itself the image, the same and always one another. Journeying on the image and the word, the image-body and body-pose – important in the relation between the self and the other[s] –, we travelled this path, aiming to study and analyze this pose – body attitude – in reminiscence and sovereignty. We consider the language, semantics, sign and pathos, the emotion and neuroscience, as well as the dynamics provided by the diagonal/oblique line, our practice of rites and myths in the observation of migrant image, and how the pose, archetype in the arts, became a stereotype in the media. We propose, therefore, to inquire, dissect and equate the reclined pose as an enigma and to determine its power of continuity and survival, in the tension between the Past and Hereafter, gaining strength and dynamism while searching for its own direction. It is our objective to rescue the images, free them from the historical dust, unravel the thread that holds their migration, the permanence of memory, where the body takes shape, and wings.
URI: http://hdl.handle.net/10362/18956
Designação: Doutoramento em História da Arte, especialidade de História da Arte Contemporânea
Aparece nas colecções:FCSH: DHA - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Teresa Meruje - Tese Doutoramento, Julho2016.pdf28,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.