Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/188004| Título: | Relatório de Estágio: Contribuição do jogo em Matemática no Domínio da Trigonometria |
| Autor: | Fernandes, Raquel Santos |
| Orientador: | Domingos, António Rodrigues, Alexandra |
| Palavras-chave: | Jogo Aprendizagem da Matemática Aprendizagem da Matemática Ensino Secundário Trigonometria |
| Data de Defesa: | Nov-2024 |
| Resumo: | O presente relatório está dividido em duas partes. A primeira parte descreve a experiên-
cia de estágio pedagógico, detalhando a participação da estagiária na escola e refletindo sobre
a prática pedagógica adotada durante as aulas lecionadas.
A segunda parte apresenta uma investigação realizada no âmbito da Educação Matemá-
tica, focando no papel do jogo como estímulo para o interesse e consolidação dos conteúdos
de Trigonometria na disciplina de matemática do 11.º ano.
O objetivo dessa investigação é trazer maior clareza às seguintes questões de investiga-
ção:
1. O uso de jogos pode promover a aprendizagem dos alunos no domínio da Trigono-
metria?
2. Quais os benefícios para os alunos durante a aplicação do jogo?
3. A utilização do jogo aumenta a motivação no estudo da disciplina de Matemática?
As conclusões da investigação indicam que o jogo permite aos alunos recordar conteú-
dos e que a utilização do jogo favorece a consolidação desses conteúdos. Além disso, consta-
tou-se que o jogo promove momentos de partilha e entreajuda entre os alunos, sendo esses
momentos os principais responsáveis pela construção da aprendizagem. Observou-se também
que os alunos com menos pré-requisitos ou aprendizagens menos consolidadas demonstra-
ram mais dificuldades ou erraram mais vezes, sendo também esses alunos que apresentaram
uma evolução mais significativa. This report is divided into two parts. The first part describes the pedagogical internship experience, detailing the intern's participation in the school and reflecting on the pedagogical practices adopted during the taught classes. The second part presents an investigation conducted in the field of Mathematics Educa- tion, focusing on the role of games as a stimulus for interest and consolidation of trigonometry content in the 11th grade mathematics curriculum. The objective of this investigation is to bring greater clarity to the following research questions: 1. Can the use of games promote student learning in the domain of trigonometry? 2. What are the students' benefits during the implementation of the game? 3. Does the use of games increase motivation in the study of mathematics? The research findings indicate that games allow students to recall content and that the use of games favors the consolidation of these contents. Additionally, it was found that games promote moments of sharing and mutual help among students, with these moments being the main drivers of learning construction. It was also observed that students with fewer pre- requisites or less consolidated learning demonstrated more difficulties or made more errors, but these students also showed more significant improvement. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/188004 |
| Designação: | MESTRADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO SECUNDÁRIO |
| Aparece nas colecções: | FCT: DM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Fernandes_2024.pdf | 5,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











