Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/186884| Título: | Developing Speaking and Global Citizenship Skills Through Animated Short Films in English Foreign Language Classes at Primary School |
| Autor: | Gomes, Magda Cristina dos Santos Póvoa |
| Orientador: | Leslie, Carolyn Elizabeth |
| Palavras-chave: | Animated short films Curtas-metragens animadas Speaking skills Competências orais Global citizenship Cidadania global Primary school 1º Ciclo do Ensino Básico English as a Foreign Language Inglês como Língua Estrangeira Critical citizens Cidadãos críticos Language learning Aprendizagem da língua Relatório de estágio |
| Data de Defesa: | 30-Mai-2025 |
| Resumo: | This study investigates the use of animated short films as a pedagogical tool to develop
speaking skills and foster global citizenship in primary English as a foreign language
classes. The foreign language classroom is presented as a dynamic space where students
can interact with different cultures and perspectives, encouraging respect and
understanding for linguistic and cultural diversity. This environment provides a unique
opportunity to shape students' identities as global citizens grounded in values such as
respect, responsibility, and cooperation.
The research follows a qualitative and quantitative approach, integrating animated
short films into EFL lessons through structured activities designed to enhance oral
interaction, vocabulary acquisition, and critical reflection on social themes. The study
employs a combination of questionnaires, audio recordings, teacher’s notes about
student participation in discussions, and task-based learning activities to assess the
impact of animated films on language development. Activities include role-playing and
group discussions, encouraging students to articulate ideas and engage in meaningful
conversations.
Findings indicate that animated short films serve as an effective tool for language
acquisition and citizenship education. Students demonstrated increased motivation,
greater fluency in oral expression, and enhanced critical thinking skills when engaging
with the films. Additionally, discussions centred on the films’ themes helped students
develop empathy, global awareness, and an appreciation for cultural diversity. The study
highlights the pedagogical potential of animated short films as a valuable resource for
both linguistic and personal development in young learners. Este estudo investiga a utilização de curtas-metragens de animação como ferramenta pedagógica para desenvolver competências orais e promover a cidadania global em aulas de Inglês como língua estrangeira no ensino primário. A sala de aula de língua estrangeira é apresentada como um espaço dinâmico onde os alunos podem interagir com diferentes culturas e perspetivas, incentivando o respeito e a compreensão pela diversidade linguística e cultural. Este ambiente proporciona uma oportunidade única para moldar a identidade dos alunos como cidadãos globais, alicerçados em valores como o respeito, a responsabilidade e a cooperação. A investigação segue uma abordagem qualitativa e quantitativa, integrando curtasmetragens de animação nas aulas de Inglês como língua estrangeira através de atividades estruturadas concebidas para potenciar a interação oral, a aquisição de vocabulário e a reflexão crítica sobre temas sociais. O estudo combina questionários, gravações áudio e notas pessoais do professor sobre a participação dos alunos em discussões, bem como atividades de aprendizagem baseada em tarefas, para avaliar o impacto dos filmes animados no desenvolvimento da linguagem. As atividades incluem dramatizações e discussões em grupo que incentivam os alunos a articular ideias e a envolver-se em conversas que relevantes para eles. Os resultados indicam que as curtas-metragens de animação são uma ferramenta eficaz tanto para a aquisição da língua como para a educação para a cidadania. Os alunos demonstraram maior motivação, fluência na expressão oral e competências de pensamento crítico ao interagir com os filmes. Além disso, as discussões centradas nos temas abordados nas animações ajudaram os alunos a desenvolver empatia, consciência global e uma valorização da diversidade cultural. O estudo sublinha o potencial pedagógico das curtas-metragens de animação como um recurso valioso para o desenvolvimento linguístico e pessoal dos alunos mais jovens. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/186884 |
| Designação: | Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado_Magda_Povoa_Gomes.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











