Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/186884
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeslie, Carolyn Elizabeth-
dc.contributor.authorGomes, Magda Cristina dos Santos Póvoa-
dc.date.accessioned2025-08-26T15:38:13Z-
dc.date.available2025-08-26T15:38:13Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.date.submitted2025-03-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/186884-
dc.description.abstractThis study investigates the use of animated short films as a pedagogical tool to develop speaking skills and foster global citizenship in primary English as a foreign language classes. The foreign language classroom is presented as a dynamic space where students can interact with different cultures and perspectives, encouraging respect and understanding for linguistic and cultural diversity. This environment provides a unique opportunity to shape students' identities as global citizens grounded in values such as respect, responsibility, and cooperation. The research follows a qualitative and quantitative approach, integrating animated short films into EFL lessons through structured activities designed to enhance oral interaction, vocabulary acquisition, and critical reflection on social themes. The study employs a combination of questionnaires, audio recordings, teacher’s notes about student participation in discussions, and task-based learning activities to assess the impact of animated films on language development. Activities include role-playing and group discussions, encouraging students to articulate ideas and engage in meaningful conversations. Findings indicate that animated short films serve as an effective tool for language acquisition and citizenship education. Students demonstrated increased motivation, greater fluency in oral expression, and enhanced critical thinking skills when engaging with the films. Additionally, discussions centred on the films’ themes helped students develop empathy, global awareness, and an appreciation for cultural diversity. The study highlights the pedagogical potential of animated short films as a valuable resource for both linguistic and personal development in young learners.pt_PT
dc.description.abstractEste estudo investiga a utilização de curtas-metragens de animação como ferramenta pedagógica para desenvolver competências orais e promover a cidadania global em aulas de Inglês como língua estrangeira no ensino primário. A sala de aula de língua estrangeira é apresentada como um espaço dinâmico onde os alunos podem interagir com diferentes culturas e perspetivas, incentivando o respeito e a compreensão pela diversidade linguística e cultural. Este ambiente proporciona uma oportunidade única para moldar a identidade dos alunos como cidadãos globais, alicerçados em valores como o respeito, a responsabilidade e a cooperação. A investigação segue uma abordagem qualitativa e quantitativa, integrando curtasmetragens de animação nas aulas de Inglês como língua estrangeira através de atividades estruturadas concebidas para potenciar a interação oral, a aquisição de vocabulário e a reflexão crítica sobre temas sociais. O estudo combina questionários, gravações áudio e notas pessoais do professor sobre a participação dos alunos em discussões, bem como atividades de aprendizagem baseada em tarefas, para avaliar o impacto dos filmes animados no desenvolvimento da linguagem. As atividades incluem dramatizações e discussões em grupo que incentivam os alunos a articular ideias e a envolver-se em conversas que relevantes para eles. Os resultados indicam que as curtas-metragens de animação são uma ferramenta eficaz tanto para a aquisição da língua como para a educação para a cidadania. Os alunos demonstraram maior motivação, fluência na expressão oral e competências de pensamento crítico ao interagir com os filmes. Além disso, as discussões centradas nos temas abordados nas animações ajudaram os alunos a desenvolver empatia, consciência global e uma valorização da diversidade cultural. O estudo sublinha o potencial pedagógico das curtas-metragens de animação como um recurso valioso para o desenvolvimento linguístico e pessoal dos alunos mais jovens.pt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAnimated short filmspt_PT
dc.subjectCurtas-metragens animadaspt_PT
dc.subjectSpeaking skillspt_PT
dc.subjectCompetências oraispt_PT
dc.subjectGlobal citizenshippt_PT
dc.subjectCidadania globalpt_PT
dc.subjectPrimary schoolpt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEnglish as a Foreign Languagept_PT
dc.subjectInglês como Língua Estrangeirapt_PT
dc.subjectCritical citizenspt_PT
dc.subjectCidadãos críticospt_PT
dc.subjectLanguage learningpt_PT
dc.subjectAprendizagem da línguapt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleDeveloping Speaking and Global Citizenship Skills Through Animated Short Films in English Foreign Language Classes at Primary Schoolpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203956680pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Magda_Povoa_Gomes.pdf1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.